A tradicional Escola São Vicente de Paula, localizada na Rua Piauí, 1699, vai receber na manhã desta sexta-feira (3) o projeto Arte & Cidadania nas Escolas, com todos os seus integrantes de músicos, cantores, compositores, escritores e, sobretudo, membros do Comissariado de Justiça que participam do projeto.
O estabelecimento da rede pública municipal, que tem como gestora a professora Valéria de Freitas Leite, e coordenadora a professora Oricelma Braga de Sousa, era para receber o projeto no mês de maio, porém, por motivos alheios à escola e à coordenação do projeto, o evento de cunho ético, cidadão e artístico foi adiado para esta data.
Desde a última terça-feira (30), o coordenador geral do projeto, Zeca Tocantins, esteve na companhia do servidor da Fundação Cultural de Imperatriz, Charles Oliveira, para fazer a montagem da exposição de quadros que ficará exposta o pátio da escola, até a realização do momento cívico e cultural que acontece durante toda a manhã desta sexta-feira (3).
O projeto Arte & Cidadania nas Escolas, segundo informa Antonio Mariano de Lucena Filho, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz - FCI, o projeto já existe há cinco anos e passou por dezenas de escolas da rede pública (municipal e estadual) da zona urbana e rural de Imperatriz, além de municípios vizinhos que já foram beneficiados.
Coordenador da área de ética e cidadania, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Delvan Tavares, garante que o projeto tem sido muito bem recebido por todas as escolas que passam, e os alunos têm assimilado as palestras de cidadania, direitos e deveres do cidadão ministradas pelos comissários de menores e por ele.
Este ano o projeto foi aberto no dia 20 de fevereiro com uma solenidade no Teatro Ferreira Gullar que contou com a participação do prefeito Sebastião Madeira e do promotor da Vara da Infância e Juventude, João Marcelo Trovão, do juiz Delvan Tavares, do presidente da FCI, Lucena Filho, e, sobretudo, com as presenças dos gestores de todas as escolas agendadas para este ano.
O projeto conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, da diretoria da Unidade Regional de Educação - URE e Academia Imperatrizense de Letras - AIL. As ações oferecidas são palestras educativas, exposição fotográfica, doações de livros e CDs de escritores e artistas da terra.
Comentários