Raimundo Primeiro

Ratificando o que disse na edição especial de O PROGRESSO por ocasião da divulgação dos resultados das eleições de 7 de outubro de 2012, que foi às ruas, na segunda-feira, 8, com a manchete "Tabu quebrado! Madeira reeleito", volto a bater na tecla: Um momento singular. "Não há nada que melhor defina uma pessoa do que aquilo que ela faz quando tem toda a liberdade de escolha".
Com a frase de William M. Burger, quero ressaltar o modo espontâneo, tranquilo e, sobretudo, consciente em que a população de Imperatriz foi às ruas no domingo, 7 de outubro, dia de eleição para prefeito e vereadores.
Situação extremamente harmônica, notadamente entre a massa, onde estão os cidadãos comuns, que torcem por uma cidade crescente em todos os aspectos. Melhorando a qualidade de vida, gerando emprego e renda, além de impulsionar a economia.
Seguiu-se o que já vinha ocorrendo durante os dias que antecederam ao momento de ir às urnas, a partir das 8h daquele dia, nas mais de quinhentas seções eleitorais colocadas à disposição da população pela Justiça Eleitoral.
O povão, no linguajar do brasileiro mais simples, contribuiu para que o pleito eleitoral transcorresse dentro de um espírito efetivamente democrático. Com pessoas dos vários bairros da cidade indo votar e retornando satisfeitas para as suas residências, nem que elas fossem as mais simples.
O que interessava, porém, era a certeza de ter cumprido com a consolidação de um sistema político que possibilita a alternância de poderes. E uma porção de instrumentos indispensáveis para a participação popular junto às diversas esferas de governos.
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública querem". A população de Imperatriz entendeu a mensagem de Bertold Brecht e decidiu atuar. Não ficando na condição de coadjuvante de um momento tão relevante quanto o de poder contribuir com o futuro do Município, votando, indo às urnas, fazendo com que o processo eleitoral acontecesse normalmente.
A polis agiu - e reagiu - buscando efetivar um momento ímpar, o elo que faltava para que a cidade finalmente fosse interligada ao resto do Brasil. E, quiçá, do mundo. A inequívoca simbiose entre o hoje e o amanhã que todos almejam. Que há anos, o povão, de todos os bairros e povoados, sonha. Tudo por uma Imperatriz cada vez melhor e, obviamente, pujante. Crescente!
Já durante as poucas horas daquela noite adentro, veio o resultado que tanto a massa queria ouvir: Sebastião Madeira, do PSDB, é reeleito prefeito de Imperatriz, com 71 mil e 878 votos, e o percentual de 57,61 por cento quebrando dois tabus, o da reeleição e de superar, por duas vezes, a casa dos 50 por cento. A votação expressiva em 2012 confirma a aprovação do trabalho que o médico e ex-deputado federal realizou à frente da Prefeitura da segunda maior cidade do Estado nos últimos quatro anos pelos imperatrizenses.
Apenas seis vereadores se reelegeram. Agora, serão 21 vereadores na Câmara Municipal. E Madeira terá de trabalhar duro outra vez para não deixar de contar com o apoio dos edis e, sobretudo, não decepcionar o povo imperatrizense. A voz rouca que vem das ruas continua ávida, querendo e torcendo por mais e reais ações.
Por ser o primeiro prefeito reeleito na história de Imperatriz, com votação consagradora, Madeira sabe que a jornada não será fácil. Ou seja: vai encontrar alguns espinhos durante a "batalha" que ora principia, pois a estrada será íngreme durante alguns trechos, até o seu término. Quero dizer: Madeira terá de ser diplomata, mas na condição de estadista que é, saberá tirar de letra. Já sabe disso clara e fortemente.
O grito dos oponentes será forte, brado, buscando predominância em meio ao clima de harmonia hoje verificado. Ele sabe, tem real noção. Entretanto, o gestor não deve esquecer, nunca, de uma coisa: a confiança e o respeito dos imperatrizenses, que endossaram o seu nome em 2012 rumo ao Poder Executivo do Município. E bota responsabilidade nisso!
Chegou o momento da mudança de secretariado. Novos nomes deverão surgir no primeiro escalão. Coisa natural, pois o prefeito vai querer implementar mudanças, inovar, palavra de ordem nos dias de hoje, na forma de atuação do seu governo. Uma mexida aqui, outra acolá.
Apenas e nada mais que isso. Todos sabem que, em time que está ganhando, não se deve mexer, promover mudanças profundas. Trocar as peças, os jogadores.
Os imperatrizenses foram conscientes. Decididos. "Se te falta educação, culpe o governo. Mas se te falta governo, culpe a si mesmo".  Ninguém quis ficar com a mente pesada, inseguro em relação ao futuro da cidade. E reconduzir Madeira ao Governo Municipal, era a resposta certa a ser dada ao efetivo "confronto" por ele enfrentado durante o período de campanha eleitoral.
E os ataques, as ofensas de todos os tipos, partiam, principalmente, por parte daqueles, cujas possibilidades reais de chegar ao cargo de chefe de Executivo, eram as mais remotas possíveis. E as urnas confirmaram o que estou asseverando!
Imperatriz é forte e, portanto, não pode ficar inerte, apenas observando a multidão passar em tropel. O processo pelo qual o Município passa, tanto na sede quanto na zona rural (não esquecendo o Centro e os bairros longínquos), jamais poderia ficar sem a observância e a chancela de um governo comprometido com o povo e, notadamente, a nova geração, que começa a buscar espaços no mercado de trabalho, correr atrás do seu lugar ao sol.
Ter direito a participar e a opinar sobre as ações inerentes à consolidação do processo de desenvolvimento da sua terra. Um rincão cada vez mais visto positivamente até mesmo internacionalmente.
Isso mesmo. Trazendo a tona a visita que empresários chineses fizeram a Imperatriz, conversando com o prefeito Madeira em seu gabinete, na Prefeitura Municipal, sob os olhares de jornalistas e as lentes altaneiras dos repórteres cinematográficos, fotógrafos e blogueiros, que lá estiveram, registrando para a posteridade, o interesse demonstrado pelos empreendedores de um continente distante, em trabalhar na área responsável pelo recolhimento do lixo da cidade.
O grupo por eles capitaneado tem know-haw e experiência, o que fez com que Madeira tivesse a certeza de comandar acertadamente a nau que assumira há quatro anos. Ou seja, o Município, apesar de algumas adversidades (e isso é natural), teve sob o comando do seu timão um homem que não se deixara curvar ante aos desafios que tivera de enfrentar.As "tempestades" motivaram ainda mais o gestor e a sua equipe. Trabalharam, permaneceram firmes.
Chegamos ao dia primeiro de janeiro de 2013, data de passe de Madeira e dos 21 vereadores. Que o começo do Ano Novo, seja o marco, o sinal, de que o Município e sua gente, já calejada por esperar... esperar, coisas referentes às mais distintas áreas, no tocante a administração municipal, possa vislumbrar o despertar de um amanhã próspero para todos!

A voz do povo
E a torcida parte da maioria da população. Andando entre a massa, percorrendo lugares diferentes, tenho ouvido e visto, o que os imperatrizenses esperam da nova etapa do governo Madeira.
Num primeiro momento, que o gestor permaneça firme em relação aos planos já traçados para o Município. E, depois, claro, que não se deixe abater por "nuvens negras" que, por ventura, apareçam ao longo da caminha que agora começa. Continue com as parcerias.
O seu "casamento" com o Governo do Estado, por meio da salutar aliança com a governadora Roseana Sarney, tem surtido os melhores resultados, fazendo com que planos e ações dantes imaginadas, fossem apenas utopias. Porém, agora, a realidade é outra, felizmente! Muita coisa saiu do papel, do sonho, transformando-se em melhorias para o município e a população.
E todos nós, sabemos: "crescer, é poder proporcionar melhorias universais, coletivas". E melhor ainda, confirme disse Albert Einstein: "a palavra 'progresso' não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes".

Áreas distintas
O Governo Municipal tem buscado acertar nas várias áreas de atuação. O apoio às crianças acontece via Peti (Programa de Apoio a Erradicação do Trabalho Infantil) e do Programa Bolsa Família, entre outros, por exemplo. Que tais benefícios, sejam ainda mais fortalecidos. Os meninos e as meninas de hoje, são as nossas esperanças, o nosso futuro.
Madeira, prefeito reeleito, de fato e de direito, fico por aqui, reconhecendo a sua competência, e aproveitando para parabenizá-lo, por sua vitória, felicitando-lhe, desejando-lhe pleno êxito no cumprimento da missão, agora reiniciada. Porém, estarei vigilante, ouvindo os reclames do povão e cobrando do governo, por meio do ofício de escrever, as ações de que a nossa gente tanto necessita. E que as obras aconteçam em todos os setores do Município.

*******************************
E, conforme afirmara Peter Drucker, o guru da moderna administração, "o conhecimento era um bem provado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER". Madeira continue usando os seus conhecimentos em prol do povo e do desenvolvimento de Imperatriz. Todos nós antecipadamente agradecemos.

Boa sorte e que Deus te proteja!
rprimeiroitz@gmail.c