Manter e superar todas as metas de cobertura vacinal no município é um das propostas da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) em Imperatriz. Para garantir o bom desempenho no setor de imunização, cobrado pelo Ministério da Saúde, o setor de imunização da SEMUS disponibiliza durante todo o ano o trabalho de vacinação itinerante de estudantes e trabalhadores.
Além do serviço prestado nas unidades de saúde, a coordenadora da Imunização, Socorro Ribeiro, ressalta que uma equipe volante fica à disposição de empresas e repartições públicas que solicitem a vacinação de seus funcionários. "Como os trabalhadores geralmente não costumam procurar os postos de saúde nem em épocas de campanha, temos uma equipe disponível para o atendimento em seu próprio ambiente de trabalho, seja na esfera pública ou privada".
Em 2014, a equipe composta por cinco técnicos em imunização já percorreu dezenas de empresas e repartições públicas em Imperatriz. "Em maio vacinamos todos os servidores da Câmara Municipal, inclusive os 21 vereadores. Em abril os frequentadores da Casa do Idoso também atualizaram suas cadernetas de vacinação. Ontem os servidores das Secretarias de Administração, Agricultura e Desenvolvimento Econômico também receberam doses das vacinas contra hepatite B, gripe e febre amarela.
"Em média vacinamos 150 trabalhadores ao mês. São empresas de diversos ramos como lojas de departamentos, fábricas, clínicas e hospitais, residências, e construção civil, por exemplo. Hoje atendemos cerca de 50 pessoas que atualizaram suas cadernetas. Trabalhadores de empresas vizinhas também foram atendidos", observa a técnica Rosa Maria da Conceição Silva, que atua na equipe há pouco mais de um ano.
Para a titular da SEMUS, Conceição Madeira, o importante é oferecer o serviço à comunidade. "Nosso compromisso não é apenas de cumprir as metas exigidas pelo Ministério da Saúde, mas garantir o atendimento a toda a população. Motivo pelo qual nosso município conseguiu em 2013 ser classificado como município de baixo risco devido às coberturas vacinais alcançadas a cada ano".
As empresas e instituições interessadas em solicitar o serviço de imunização volante podem enviar ofício ao Setor de Imunização da SEMUS, localizado no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera. (Kayla Pacheco - ASCOM)
Comentários