Uma maratona de quatro dias de ordenha. O 17º Torneio Leiteiro potencializou a produtividade de cada bovino inscrito na competição. A Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) apresentou as melhores novilhas e vacas na noite de sábado (12). Ao todo, trinta animais participaram da disputa.
Com uma média de 50 quilos de leite em um único dia, o Torneio Leiteiro registra o crescimento na produção em Imperatriz. De acordo com o Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), a média por ordenha varia entre 20 e 25 kg. Muitos animais já têm seu valor de mercado supervalorizado.
Para o médico veterinário Leonardo Cerqueira, o torneio é um incentivo para o melhoramento genético dos animais. “Esta é a nossa realidade. Cada ano que passa, estamos mais competitivos e produzindo em grande quantidade e melhor qualidade”, comenta. A edição anterior registrou uma produção de 45 kg diariamente.
Os animais inscritos representam os estados do Maranhão, Tocantins, Ceará e Pernambuco. O vice-presidente do Sinrural, Renato Pereira, explica que a nova classificação sanitária do Maranhão, como área zona livre da aftosa com vacinação, despertou o interesse de muitos pecuaristas.
A premiação aconteceu nas seguintes categorias: novilha, vaca 30kg, vaca livre e produtor estreante. Sílvio Romero é o proprietário da vaca campeã, Mila. Ele disse que, na última edição do Torneio Leiteiro, participou com a mãe deste animal e conquistou o segundo lugar. “Ano passado fui vice. Agora, sou campeão. Dedico este prêmio aos tratadores, que acordam cedo, cuidam da alimentação dos animais e se dedicam incansavelmente”, declara. (Palavra Assessoria de Comunicação)
Confira a classificação por categoria
• Categoria Novilha/ Produção em todas as ordenhas
1° lugar: Diomontina - 125,75 kg
2° lugar: Baxia - 104,56 kg
3° lugar: Águia - 104,46 kg
4º lugar: Rafaela - 97,05 kg
• Categoria Vaca 30kg/ Produção em todo o campeonato
1° lugar: Madame - 93,31 kg
2° lugar: Cigana - 89,45 kg
3° lugar: Suelen - 87,45 kg
4º lugar: Pardona - 87,28 kg
• Categoria Vaca Livre/ Produção por dia (em duas ordenhas)
1° lugar: Mila - 49,48 kg
2° lugar:Jandaia - 48,08 kg
3° lugar: Carol - 44 kg
4º lugar: Realce - 40 kg
• Produtor estreante
1º lugar: Luiz Café
2º lugar: S. Adão
Entre os prêmios, um tanque resfriador de leite, uma ordenhadeira mecânica, kits para tratamento de animais e quantias em dinheiro, nos valores de R$ 1.000,00 e R$ 500,00. Os produtores que conquistaram o topo do pódio receberam o tradicional banho de leite.
Curiosidade - O leite é medido em quilos, e não em litros, para que haja uma maior precisão na hora de o produtor receber pela produção do seu rebanho. Em condições normais de temperatura e pressão, um litro de água destilada equivale a um quilo.
Feira – A 46ª Expoimp aconteceu de 05 a 13 de julho, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. O evento teve o apoio do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal de Imperatriz, Banco do Nordeste, Sebrae e Schin.
Comentários