Novos caminhões da linha Advantech

Em solenidade realizada no início deste mês, a concessionária de caminhões Volksvagem para a região apresentou os novos modelos de caminhões da linha Advantech. Na oportunidade, Gustavo Lopes, representante regional da MAN Latin America, fez a entrega da placa pelo nono ano de liderança da marca a Maurício Filho, representando o presidente do grupo, Maurício Bastazini.
Participaram ainda do evento Carlos Xavier (representante do Banco Volkswagen), Euclides Viera (presidente da ACII), diretores, prefeito Sebastião Madeira, juiz Adolfo Pires da Fonseca, além de empresários e jornalistas.
O evento reuniu empresários de toda a região que foram conferir os novos modelos de caminhões que já estão circulando pelas estradas deste país. Para o gerente de vendas da Toucauto, Lair Cardoso Júnior, “a linha Advantech traz bem mais que o cumprimento da norma Proconve P-7 (programa de controle da poluição do ar por veículos automotores). Os novos caminhões Volkswagen trazem, além das inovações tecnológicas dos motores, novo padrão de cores e acabamentos de cabine, novos painéis de instrumentos, novos conjuntos de embreagem e novas transmissões. Em resumo, os novos caminhões Volkswagen ficaram mais confortáveis, mais seguros, ainda mais bonitos, econômicos e mais limpos”.

Conceito ADVANTECH proporciona mudanças

A Man Latin America, empresa líder no mercado brasileiro de caminhões com mais de 30% de participação e maior exportadora de caminhões do Brasil, apresentou, no Rio de Janeiro, à imprensa especializada da América Latina, as novidades da sua linha de caminhões 2012 Volkswagen e Man, com tecnologia Euro 5 que serão destaque no Salão Internacional do Transporte – FENATRAN 2011, que acontece de 24 a 28 de outubro, em São Paulo (SP).
As novidades são muitas, são mais de trinta novos modelos. Os novos caminhões terão mudanças significativas que vão desde novos painéis com novos recursos e funções até as mudanças no design das cabines e novos elementos eletrônicos que otimizam a operação dos veículos. Mas as principais novidades ficam mesmo por conta da nova linha de motores Advantech, mais modernos e eficientes, além de já estarem entrando na linha amigos da natureza.
Os novos motores virão com duas novas tecnologias, a EGR e a SCR. Para cumprir as rígidas exigências do PROCONVE P-7, o foco é no desenvolvimento de sistemas de tratamento dos gases de escape. Esses sistemas permitem reduzir significativamente as emissões de poluentes para os veículos com motores de ciclo diesel. Existem dois tipos de tecnologia disponíveis: o SCR – Selective Catalyst Reduction (Redução Catalítica Seletiva) e o EGR – Exhaust Gas Recirculation (Recirculação de Gases de Exaustão). O Volkswagen Constellation híbrido, é um caminhão MAN, movido com a mistura de diesel e etanol na proporção de 55% e a apresentação do biodiesel de segunda geração Ultra Clean também estão entre as novidades da MAN Latin America. “A frota hoje do Brasil é muito antiga e tem que haver uma renovação”, comenta Roberto Cortes Presidente e CEO da Man Latin America.
Um terço dos caminhões vendidos no Brasil hoje são Volkswagen. De janeiro a agosto a marca detém 30,3% de participação no mercado.
Para desenvolver o conceito ADVANTECH e trazer ao Brasil os novos caminhões, a Man Latin America investiu mais de R$ 200 milhões no desenvolvimento de modelos sob medida para o mercado latino-americano, além de uma linha de produção exclusiva para os caminhões MAN em Resende (RJ). Os produtos TGX serão comercializados a partir de 2012 com motorização Euro 5, atendendo às normas PROCONVE P-7, com o objetivo de atingir um índice de nacionalização superior a 60%, oferecendo níveis de conforto e segurança comparáveis aos de um automóvel. “Os motores que serão usados na América Latina foram desenvolvidos pela engenharia brasileira, em parceria com a alemã. Ou seja, os motores que estamos apresentando foram totalmente adequados às condições do nosso país”, segundo Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós venda da Man Latin America.
Entre caminhões Volkswagen e MAN, a montadora passa a oferecer, pela primeira vez no Brasil, uma linha completa com modelos de 5,5 a 74 toneladas de peso bruto total, todos produzidos no país. Os caminhões da marca, apesar de originalmente europeus, foram totalmente adaptados para as condições brasileiras. Produzidos na fábrica da MAN Latin America em Resende (RJ), os Man “made in Brazil” virão consolidar a presença da montadora no segmento de extrapesados.
Em meio a tantas novidades, caminhões Volkswagen receberão, pela primeira vez na América do Sul, além de inúmeras modificações tecnológicas, a motorização Man, já em montagem no Brasil. Novos motores Cummins complementam a oferta da nova tecnologia Euro 5 aos consumidores, atendendo à entrada em janeiro de 2012 da nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o PROCONVE P-7.
O Volkswagen Constellation híbrido, um caminhão movido com a mistura diesel e etanol na proporção de 55% e a apresentação do biodiesel de segunda geração Ultra Clean também estão entre as novidades.
Com a apresentação do primeiro caminhão híbrido do Brasil, a Man confirma seu pioneirismo na pesquisa de tecnologias de baixo carbono. Completa o rol das inovações verdes o desenvolvimento de um cavalo mecânico movido a diesel e etanol inédito no mundo, além de testes dos novos Volkswagen Advantech com o Ultra Clean Diesel, um tipo de biocombustível mais avançado do que os existentes hoje no mercado.
O modelo idealizado pela M traz ganhos significativos ao meio ambiente através da melhoria da eficiência energética do veículo. Para aplicação na coleta de lixo, por exemplo, a redução do consumo de combustível pode chegar a 15%, com consequente queda nas emissões de gás carbônico de acordo com simulações baseadas em dados de operação urbana típicas do Brasil. Trata-se do protótipo VW Constellation 17.280 6×2 Híbrido, trazendo para os caminhões brasileiros o mesmo conceito de recuperação da energia cinética (KERS) utilizado nos carros da Fórmula 1. O sistema armazena em acumuladores hidráulicos a energia coletada durante a frenagem, usando-a posteriormente na partida do veículo. Por essa razão, é indicado para operações em que o veículo está submetido a uma aplicação “stop and go”, como a de coleta de lixo ou o transporte público.
O grande diferencial do híbrido da Man em relação aos modelos que existem mundo afora está no dispositivo de armazenagem de energia utilizado nesse veículo. Os outros sistemas utilizam baterias ou ultracapacitores, mas a empresa optou pela opção de acumuladores hidráulicos pela maior adequação à realidade brasileira.

Aumento de
30% sobre o IPI

Durante a apresentação dos novos produtos da Man, o CEO da Man Latin America, Roberto Cortes, falou sobre o aumento de 30% do IPI, fazendo o seguinte comentário: “O Brasil estava ficando muito preocupado com a competitividade, com a avalanche de produtos importados. Eu diria que essa medida é como uma oportunidade para a valorização do Real. Ou seja, importar carros e caminhões, mesmo pagando imposto de importação, esses produtos chegam com preços muito competitivos para nós que estamos produzindo e investindo no Brasil. Essa medida é muito importante para que as empresas sejam preservadas e os investimentos aumentem e que, de uma forma bastante razoável, a indústria nacional seja considerada em função do que a gente tem, como taxas de dólar e valorização de moedas. Então vemos esta medida com muito bons olhos, ou seja, é uma medida correta e tomada na hora certa.”