Raimundo Primeiro
Vida nova, novas ideias. Enfim, o recomeço de uma missão noutro campo do cristianismo, por meio do qual, entretanto, já é possível vislumbrar a realização de uma série de projetos no âmbito da cultura em Imperatriz, notadamente no que concerne à música.
Após um ano “afastado da vida mundana, agora estando numa vida melhor, com Cristo”, conforme faz questão de ressaltar, por força da sua conversão para o evangelho, o apresentador Ernando Timóteo decide retomar suas atividades como promotor cultural e anuncia a realização de um festival gospel diferente em Imperatriz, ou seja, um evento de músicas religiosas que tem por objetivo ir além das fronteiras da igreja.
O evento será aberto para cantores de dentro e de fora da igreja. Explico: podem participar cantores, grupos e bandas musicais que estejam efetivamente ligados ou não aos movimentos da igreja evangélica em níveis local e regional. O anúncio da mensagem do Senhor é que deve ser levado em consideração.
Outro aspecto interessante é que o acontecimento será denominado de Faber, em homenagem e lembrança ao festival que acontecia no extinto Balneário Estância do Recreio, localizado às margens do rio Tocantins, que revelou muitos nomes para a Música Regional Maranhense (MRM), além de trazer para Imperatriz grandes pérolas da Música Popular Brasileira (MPB), como Moraes Moreira, Quinteto Violado, Zé Geraldo, Raimundo Sodré, Ed Motta, Gilberto Gil, Diana Pequeno, entre outros. São monstros sagrados da nossa melhor música.
Em termos locais, foi por meio do Faber, que sempre levava multidão às margens do sempre caudaloso e inspirador rio Tocantins, que o público pôde conhecer nomes como Eramos Dibel, Carlinhos Veloz, Zeca Tocantins e Nenê Bragança. Apesar dos nossas “pratas da casa”, tivemos outras efetivas expressões da música maranhense e de outros rincões, cantando e arrancando aplausos das pessoas que prestigiavam e ficavam emocionadas durante o transcorrer de mais uma edição do saudoso Faber.
Com a visão futurista e acertada de Ernando Timóteo, sempre com o apoio de acertadas parcerias, o festival aconteceu e revelou talentos que fortaleceram ainda mais a música imperatrizense, consolidando-a no até distante palco da Ilha-Capital, ou seja, o festival promoveu positivamente os nossos artistas/cantores/compositores, culminando com um incontestável e relevante ingresso em definitivo de muitos deles em São Luís. “A colheita que todos buscavam há anos”.
Após estudos e contatos, em 1986, Timóteo saiu em campo e conseguiu realizar a primeira edição do Faber, inequivocamente um dos maiores festivais de música do Brasil, começando a relevar as expressões de que há anos os cenários musicais imperatrizense e maranhense necessitavam. Um feito inédito e, obviamente, exitoso. O primeiro Faber alcançara repercussão muito além das expectativas, ecoando para os diversos cantos do País e atraindo os olhares para a nossa gente e os nossos artistas.
Convertido, Timóteo não conseguia conter-se. Almejava espaços, mas sempre ressaltando não querer exercer o papel desenvolvido pelos pastores. “Minha missão, em minha nova vida religiosa, é outra: é divulgando a Palavra do Senhor, através da cultura”. Foi aí que veio, como que num piscar de olhos, a ideia de projetar e realizar o 1º Faber Gospel de Imperatriz. Timóteo pensou e repensou. Decidiu esboçar e falar sobre o projeto para amigos e eventuais parceiros e apoiadores. Não demorou para conseguir o respaldo – ou a força de que tanto necessita para executar sua ação e fazer com que o evento já seja um sucesso agora em 2013, em sua primeira edição.
Assuntos inerentes ao 1º Faber Gospel de Imperatriz serão pormenorizados durante encontros realizados na noite dessa segunda-feira (11), na Roma Pizzaria, na Avenida Bernardo Sayão (Nova Imperatriz), e na manhã de terça-feira (12), no Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz (PCI), na Rua Bom Futuro (Centro). “Vai ser um momento de informação e, através do mesmo, parceiros e apoiadores conhecerão o nosso projeto”, afirma Timóteo.
O 1º Faber Gospel será aberto para cantores solos e grupos musicais, com prazo de inscrição ainda não revelado, tendo em vista que o evento está em sua fase de preparação.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14725
Comentários