Com iniciativa da Prefeitura, a realização de testes rápidos da sífilis vai identificar e tratar precocemente a população de Imperatriz. Nessa quinta-feira, 23, equipe do Departamento de Atenção Básica do Município, DAB, esteve no presídio do bairro Itamar Guará, onde foram realizados 290 exames, que incluiu detentos e funcionários. Ação se estenderá para outras unidades prisionais, empresas e instituições.
Pessoas com diagnóstico positivo recebem medicação e são encaminhadas ao tratamento. A partir da próxima semana, a testagem beneficiará a população carcerária da Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz - UPRI, Presídio de Davinópolis e Fundação da Criança e do Adolescente - FUNAC. Além destes locais, os exames estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde.
“A incidência da doença na cidade é alta e o acesso aos testes amplia atendimento, principalmente, para as pessoas privadas de liberdade”, explicou a coordenadora do DAB, Érika Tourinho. Ela ressalta que familiares dos detentos acometidos com a patologia também farão o exame, pois o índice de contaminação na gravidez é comum. “Só no Hospital Regional Materno Infantil, por mês, nascem em média 58 crianças com sífilis congênita”. (Maria Almeida - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16013
Testes de sífilis são realizados no Presídio Itamar Guará
Medida faz parte do planejamento estratégico para controle da doença no município
Comentários