Para ampliar o acesso aos exames e sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), iniciou nesta segunda-feira, 30,realização de testes rápidos no CRÁS Cafeteira e nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, SCFV, polo São José e Parque Independente. Atendimento nesses locais será realizado até a quarta-feira, 01 de agosto.
Atividades acontecem em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho, e visam também alertar a sociedade para a necessidade de prevenção. "Queremos conscientizar a população quanto aos riscos de contaminação da doença, bem como despertá-los para a realização do teste, pois hepatite é uma patologia que pode passar de 10 a 30 anos sem manifestar sintomas", explica a coordenadora do Programa Municipal de Hepatites Virais, Lusivânia Sousa.
Ela enfatiza que o cuidado deve ser redobrado, pois o vírus permanece até 48h fora do organismo vivo. De acordo com a coordenadora, a Hepatite B pode ser transmitida por meio de relação sexual desprotegida, transfusão de sangue, compartilhamento de seringas e materiais perfurocortantes.
Segundo a coordenadora, a Hepatite C não é considerada uma DST e, portanto, não é transmitida via relação sexual, somente através de sangue contaminado. "Mas temos que estar constantemente em alerta, pois a doença age de forma silenciosa. O ideal é fazermos o teste anualmente".
O horário de atendimento nas instituições é das 14h às 17h. A programação acontece da seguinte forma: 30/07 - CRAS Cafeteira - Av. Liberdade, bairro Cafeteira; 31/07 - SCFV polo São José - Rua 14 Nº 61, bairro São José; e 01/08 - SCFV Parque Independente - Av. Newton Belo, nº 130, bairro Vila Independente. (Maria Almeida - Ascom)
Comentários