As idealizadoras do projeto pretendem espalhar a iniciativa pela cidade

O Terminal da Integração de Imperatriz é um local bastante movimentado por pessoas que trabalham e estudam, entre outras que possuem o ônibus como meio de transporte. Um projeto pioneiro em Imperatriz pretende oferecer às pessoas que transitam pelo local uma oportunidade diferenciada para a prática da leitura.
O Parada Literária, idealizado por servidores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), irá possibilitar que diversas pessoas tenham acesso a leitura de forma mais prática e sem nenhum custo. Com o lema “Quem lê nunca perde seu tempo”, a ideia do projeto é a realização do autoempréstimo, que consiste em pegar um livro de sua preferência e depois devolvê-lo, sem o intermédio de um funcionário. Os interessados podem fazer a leitura no local, enquanto esperam o ônibus ou levar alguns dos títulos para casa e devolver quando for possível.
Uma das idealizadoras do projeto e bibliotecária da UFMA, Alessandra Saraiva, diz que a escolha do local foi pensada por ser um dos pontos mais movimentados da cidade. Alessandra também destaca que a ideia surgiu pelo fato de que a biblioteca da UFMA recebia muitas doações de livros, além dos que faziam parte do plano de ensino de cada curso da universidade. A coordenação do projeto também esclarece que pretende disseminar a prática do uso coletivo dos livros. “A intenção é fazer o livro circular. Proporcionar para que as pessoas tenham a oportunidade de ler, visto que muitos não têm acesso à biblioteca da UFMA ou outros lugares. O intuito é de que as pessoas peguem os livros e levem para casa. Se não puder devolver, não tem problema”, relata Alessandra.
Os livros irão ficar em uma estante do Terminal e os interessados poderão pegá-los a qualquer momento. Quem já aprovou a iniciativa foi a estudante Aline Santos, pois possui uma rotina bem intensa no percurso de casa, terminal de integração e universidade. “Eu achei isso o máximo. Primeiro porque irá resgatar o hábito de leitura, principalmente do público jovem, que fica na integração ocioso, só em celulares. Segundo, irá proporcionar a essas pessoas o acesso ao conhecimento de maneira simples e nada melhor do que fazer isso em um ambiente que passam diversos públicos”, comenta Aline.
A estudante diz passar, em média, de 30 minutos a uma hora no Terminal de Integração à espera do ônibus e aproveita para deixar sugestões de títulos que gostaria de encontrar por lá, que vão desde literatura nacional, regional e cordel. “Gostaria de ver livros voltados para adolescentes, como Diário de Anne Frank, A menina que roubava livros, sobre Aluízio de Azevedo, além dos livros de grandes autores que temos em Imperatriz”, sugere.
Os organizadores do projeto também estão recebendo doação de livros para compor o acervo. A arrecadação está sendo realizada na biblioteca da UFMA Imperatriz, campus centro. O e-mail de contato do projeto é paradaliteraria@ufma.br.
O Parada Literária será lançado oficialmente no dia 07 de fevereiro, às 10h, no Terminal de Integração de Ônibus de Imperatriz, localizado na Coriolano Milhomem, 1157, Centro. Haverá presença da Banda Marcial Estadual Raposo, representantes da UFMA, IFMA, SENAC, SETRAN, RATRANS e Clube do Livro. (Ascom UFMA Imperatriz)