A multinacional finlandesa responsável pela montagem da fábrica da Suzano Papel e Celulose em Imperatriz, a Metso, deu ontem, 25, o pontapé inicial para a construção do Centro de Serviços da empresa em Imperatriz. A cerimônia de lançamento da pedra fundamental da obra aconteceu no distrito industrial do município, onde funcionará a unidade.
Sobre a instalação definitiva do site da empresa que prestará o serviço de manutenção à Suzano, o presidente da Metso, Celso Tacla, enfatizou o impacto econômico dos novos empreendimentos na região.
"Das mais de 100 unidades instaladas no mundo, o site da Metso em Imperatriz será o terceiro centro de serviços que funcionará no Brasil. Posso garantir que a vinda da Suzano, e com ela a Metso e demais parceiras do setor, influenciou positivamente não só a economia de Imperatriz, mas de toda a região. Hoje temos cerca de 4.500 trabalhadores na montagem da Suzano que são de Imperatriz e região, e movimentamos cerca de 30 milhões de reais em serviços do município como hospedagem/moradia e alimentação".
Sobre o investimento, Celso afirma que o empenho da gestão municipal foi fundamental para a desburocratização do processo de implantação das novas unidades industriais. "Quero agradecer pessoalmente ao prefeito Sebastião Madeira que empenhou toda a sua equipe para facilitar a vinda de novos investimentos para sua cidade. A construção desse site é uma parte do nosso compromisso com o município, pois viemos pra ficar".
Madeira: A vinda de novos investimentos não caiu do céu
Sobre o inicio da construção da unidade da Metso em Imperatriz, em seu pronunciamento o Prefeito Sebastião Madeira disse estar orgulhoso em receber mais uma empresa de grande porte no município.
"É com muito orgulho e alegria que recebemos uma empresa de alta tecnologia em nosso município. Pois a vinda de empresas como a Suzano e a Metso para Imperatriz não foi por acaso, não caiu do céu, foi uma luta de governo ainda da gestão de Jackson Lago em 2010, que conseguiu mostrar que o Maranhão era atraente. A mudança de Porto Franco para Imperatriz é fruto de uma série de discussões que tivemos com o grupo, que também teve o apoio da governadora do estado, Roseana Sarney, e o resultado ta aí, uma nova fase na economia de Imperatriz".
Em relação à predisposição da gestão municipal em atrair e receber novos empreendimentos, Madeira afirma que esse foi o fator decisivo para abrir um novo ciclo econômico que beneficiou toda a região. "Alguns dizem que a vinda da Suzano foi sorte, mas afirmo que a sorte é construída com empenho e dedicação. Pois Imperatriz viveu em sua história diversas fases econômicas que não se firmaram como o ciclo do arroz, da madeira e do ouro. A Suzano e as demais empresas do setor marcam o início de um novo ciclo que mudou a perspectiva econômica do município, e que ao contrário dos anteriores, tem sua cadeia produtiva renovada periodicamente, com novos plantios".
Madeira afirmou ainda que o município tem feito tudo possível para atrair investimentos e gerar emprego. "A gestão municipal tem se movimentado, no que é legal, para conquistar novos empreendimentos e garantir a geração de emprego e renda para a população, por isso que diminuímos a burocracia e damos incentivos fiscais, para que empresas, do grande ao pequeno porte, movimentem a economia local". (Kayla Pachêco - ASCOM)
Comentários