Com o objetivo de proporcionar experiências com a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) de Imperatriz e região, teve início nessa segunda-feira (12) a terceira edição do projeto “Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde” (VER-SUS). O projeto, que segue até o dia 19, tem como temática os Determinantes Sociais de Saúde.
Neste primeiro dia de vivências, os estudantes que participam desta edição saíram do campus Centro da UFMA de Imperatriz com os olhos vendados e foram conduzidos para uma visita ao lixão municipal. O local fica a 15 quilômetros do centro da cidade e é o destino dos caminhões de coleta municipal, que depositam diariamente mais de duzentas toneladas de lixo.
A visita teve como foco mostrar aos participantes uma faceta da realidade social de catadores e residentes do local, que têm na coleta do lixo sua única fonte de renda e a realizam sem o uso de qualquer equipamento de segurança. O espaço é dividido com moscas e urubus espalhados entre montanhas de lixo em chamas e produzindo muita fumaça, um risco à segurança e saúde de quem trabalha e ocupa o local.
Para a integrante da comissão organizadora do evento em Imperatriz, a acadêmica do curso de Enfermagem Aline Santana, a vivência contribui para o processo de humanização dos futuros profissionais das mais variadas áreas e, principalmente, os da saúde. “O foco principal do VER-SUS é sensibilizar pessoas. Muitos dos estudantes presentes nunca vivenciaram ou sequer foram a um lixão. E em uma visita como essa, em que se pode conversar e conhecer histórias de vida contadas pelos próprios catadores e moradores do local, é possível refletir sobre as pessoas e o valor delas como humanos e sobre as desigualdades sociais”, afirma Aline.
O estudante do curso de Medicina do campus de São Luís, Denes Costa,  que recebeu indicações de amigos e resolveu participar do projeto, conta que o VER-SUS é uma boa oportunidade para conhecer os vários perfis da saúde e do saneamento básico no país. “Eu nunca tinha participado de encontros com outros alunos de outras universidades e cursos. Este é um bom momento para conhecer e discutir sobre as realidades do nosso Sistema Único de Saúde”, ressalta o estudante.
As atividades do VER-SUS continuam até o final da semana com debates com movimentos sociais, rodas de conversas e vivências nas unidades básicas de saúde do município e outros locais de Imperatriz.

Saiba Mais
O VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) é um projeto que faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde e do Movimento Estudantil da área da saúde de aproximar os estudantes universitários aos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional.
As vivências são importantes experiências, pois permitem o contato com os ambientes e desafios do próprio cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, possibilitando a formação de profissionais mais comprometidos com as necessidades da população.
O programa tem como proposta a imersão, em que os participantes ficam 24h por dia disponíveis para atividades do projeto e compartilham de conhecimentos sobre a gestão do sistema, estratégias de atenção e processos de educação na saúde.
Mais informações podem ser obtidas em: www.versus.otics.org. (Fonte: Núcleo ASCOM UFMA Imperatriz)