Cida Marconcine
O projeto "Ler, Escrever e Pensar: Conscientizar para Transformar", realizado pelo Ministério Público do Maranhão, em parceria com o Governo do Estado/Seduc, está sendo oferecido em sua terceira edição para todos os Centros de Ensino vinculados à Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI). Este projeto que visa estimular a leitura e a produção textual de estudantes da rede pública acerca da corrupção no Brasil foi idealizado pela promotora de Justiça Maria José Lopes Corrêa, da Comarca de João Lisboa. Este ano, a obra indicada pelo Ministério Público é o livro "Ética e Vergonha da Cara", de Mário Sérgio Cortella e Clovis de Barros Filho.
Primeira etapa do projeto
No período de 19 de março a 24 de maio, foram realizadas as atividades de leitura e compreensão da obra. Aconteceram também palestras sobre Cidadania, Ética e Respeito, em todas as escolas estaduais, com o promotor da Infância e Juventude, Dr. Alenilton Santos.
No dia 25 de abril, na Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), foi oferecido um momento de explanação sobre o livro "Ética e Vergonha da Cara" para os/as professores/as de Língua Portuguesa da Rede Pública Estadual. O estudo, que resultou em diálogo e ampla reflexão filosófica, foi conduzido pelo professor Ricardo Avalone (CE Graça Aranha), professora Rosangela Ferreira Mello (CE Caminho do Futuro) e professora Gerusa Carla Cabral Alves (CE Graça Aranha/CE Newton Barjonas Lobão - CAIC).
Outra ação realizada, no dia 07 de maio, no auditório da UREI, foi a Oficina Literária com estudantes do Centro de Ensino Graça Aranha, organizada pela professora de Língua Portuguesa, Gerusa Carla Cabral Alves. Esta oficina teve o objetivo de orientar os alunos de forma interativa, a partir da reflexão sobre a temática. Os/as estudantes de CE Graça Aranha realizaram leitura prévia da obra indicada e durante a oficina dialogaram sobre o livro, construindo assim o entendimento de forma a facilitar a produção textual.
Segunda etapa do projeto
No dia 25 de maio, aconteceu a elaboração das redações (texto dissertativo) pelos estudantes do Ensino Médio, de forma simultânea, em todos os Centros de Ensino (URE de Imperatriz). As redações serão corrigidas, no período de 28 a 30/05, nas próprias escolas, por uma equipe composta de 3 (três) professores de Língua Portuguesa, com a devida transcrição dos textos e envio dos materiais produzidos com a redação original para a Unidade Regional de Educação de Imperatriz e/ou Ministério Público do Maranhão.
Lançamento nos municípios
O projeto Ler, Escrever e Pensar: Conscientizar para Transformar também está sendo oferecido para as escolas estaduais localizadas nos municípios atendidos pela URE de Imperatriz. Vários lançamentos estão acontecendo, como por exemplo, no dia 22/05, em Montes Altos, com a participação do CE Parsondas de Carvalho; e dia 23/05, foi o lançamento do projeto em Ribamar Fiquene, município onde se localiza o CE Henrique La Roque.
As solenidades de lançamentos contaram com a presença de promotores de Justiça, com destaque para a autora do projeto Dra. Maria José Lopes Corrêa; da gestora Regional de Educação de Imperatriz, Professora Dra. Orleane Evangelista de Santana; da diretora Regional de Educação de Imperatriz, professora Suelly Leal da Silva; da coordenadora Regional do projeto da UREI, professora Ana Meires Pereira de Sousa; além de prefeitos, secretários de Educação, gestores escolares, professores e alunos.
Premiação
Os estudantes do Ensino Médio, autores dos três melhores textos, serão premiados com notebook, tablet e smartphone, respectivamente para o 1º, 2º e 3º lugares, além de troféus e medalhas. A solenidade de premiação ainda não tem data marcada para acontecer.
Comentários