Illya Nathasje

Empossado em 15 de dezembro de 2015, o tenente-coronel Roberto Furtado Batista deixa, na noite de hoje, o comando do 50º Batalhão de Infantaria de Selva "Batalhão Capitão - Mor Moniz Barreto. Em seu lugar assume o também tenente-coronel Lautier Barbosa de Azevedo. Naquela oportunidade, o comandante Furtado assumiu com a presença do General-de-Brigada Anísio David de Oliveira Júnior e substitui o então comandante, Nelmo Henrique Giarola.
A cerimônia tem seu horário marcado para as 19 horas, logo após o Descerramento do Retrato às 18h30, quando a fotografia do último comandante passa a constar da Galeria dos Comandantes. O evento ocorre no salão de honra e terá a presença do General-de-Brigada, Eugênio Pacelli V. Mora, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

Parcerias
Nesses dois anos de Imperatriz, o tenente- coronel Furtado construiu um amplo relacionamento, extensivo a cidades onde a Força atuou em ações nem sempre relacionadas às armas, mas também em prol da comunidade, a exemplo de Araguaína, no Tocantins.
Como praxe, aí são inseridas também as relações institucionais com outras autoridades constituídas e com parceiros do Batalhão. "Braço Forte-Mão Amiga". É nessa amplitude, conforme afirmou o tenente-coronel durante sua última passagem pela Câmara Municipal de Imperatriz, em 22 de agosto passado, quando por alusão ao Dia do Soldado (que se realiza em 25 de agosto), aproveitou para destacar a importância do Patrono do Exército, o Duque de Caxias e as ações sociais desenvolvidas. Um marco dessas ações em Imperatriz é o Programa Forças no Esporte (PROFESP), iniciado pelo tenente-coronel Furtado e que abraça crianças de comunidades carentes com a realização de torneios e competições através de práticas esportivas como natação, futebol e voleibol, e finalizadas sempre no Dia da Bandeira, 19 de novembro.