"A máquina não pode substituir o ser humano. Porém, é necessário que este busque acompanhar a quarta revolução industrial". Com essa frase, a palestrante Jailza Tomaz abriu o Encontro IEL de Estágio e Carreiras ao falar sobre as megatendências da Indústria 4.0. A ação, promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade do Sistema FIEMA, reuniu cerca de 220 participantes, entre estudantes, gestores de RH e empresários, no auditório do Palácio do Comércio, em Imperatriz.
Com o tema "Juntos por sua Trajetória Profissional", o encontro cumpriu o objetivo de criar um ambiente para reflexão e discussão de como as novas tecnologias podem ser tornar aliadas dos profissionais, e quais os passos para o planejamento de carreira, com informações, troca de experiências e conhecimento.
"Esse é um momento importante por oportunizar conhecimento e discutir temas tão atuais que abrem margem para o surgimento de novas oportunidades, profissões, além de trabalhar essa interação dos participantes com grandes indústrias da nossa região. Portanto, com essa ação o IEL cumpre seus dois papéis: o de integração e qualificação empresarial", destacou o diretor da FIEMA, Francisco Nascimento, que fez a abertura do encontro.
Profissional do futuro - Falando sobre como planejar a carreira profissional, a jornalista e professora Mônica Brandão destacou alguns passos e ferramentas que podem ser utilizados para se alcançar o sucesso. "Otimizar o tempo e construir metas para se chegar aos seus objetivos são passos importantes dentro da construção de uma carreira, porém existem vários outros elementos", afirma.
Na palestra "Desvendando a Indústria 4.0", o encontro IEL trouxe os desafios e oportunidades que surgem com a Quarta Revolução Industrial, a partir da oferta de soluções em Educação, Tecnologia e Inovação, onde tanto as empresas como os funcionários devem estar familiarizados com as tendências e tecnologias, para que possam desenvolver as suas atividades de forma alinhada às novas demandas de mercado.
"Esse é um tema pertinente, porque muitas vezes as pessoas pensam que vão ser substituídas por máquinas, quando na verdade elas vêm para contribuir com a qualidade de vida, rapidez e produtividade das empresas e seus colaboradores", disse o consultor do SENAI- MA, Givaldo Mendes.
Segundo o estudante de administração e estagiário do SEBRAE, Gabriel Ladeira, o Encontro de Estágio e Carreiras contribui positivamente para o desenvolvimento profissional. "Recebemos aqui informações valiosas e dicas que podem ser aplicadas na construção da nossa carreira. Eu, particularmente, pretendo me aprofundar mais nos temas trabalhados aqui".
O encontro foi finalizado com a mesa redonda "Conversando com RHs - Perfis da Indústria 4.0", onde profissionais de negócios e RH da Vale, Suzano, Fribal e Dois Irmãos traçaram questões de competências, habilidade e perfis dos profissionais do futuro.
Doação - O Encontro IEL de Estágio e Carreiras cumpre ainda o papel social junto à comunidade, por meio da doação dos 440 kg alimentos arrecadados com as inscrições, que serão revertidas para instituições de caridade da nossa cidade. "Fechamos mais uma vez com sucesso esse evento, que já faz parte da programação da cidade, contribuindo com os alunos na troca de conhecimento e network. Faremos em breve a entrega desses alimentos", afirma a gerente do IEL Imperatriz, Dayanny Nascimento.
Comentários