Está se aproximando o maior evento que reúne católicos de toda a Diocese de Imperatriz: a celebração de Corpus Christi, que este ano aborda o tema “Jesus, o alimento na missão”. O tema vem reforçar que a eucaristia está atrelada à responsabilidade cristã de evangelização.
A celebração ocorrerá no dia sete de junho, a partir das 17h, no estádio Frei Epifânio da Badia. Segundo dom Gilberto Pastana, bispo da Diocese de Imperatriz, “todo cristão é por excelência um missionário e o que nos alimenta nessa missão é a palavra e pão eucarístico”, explica.
Leni Costa, coordenadora da comunidade São José do Egito, da Paróquia de Fátima, relembra que “a boca fala daquilo que o coração está cheio”, afirmação que vai ao encontro da ideia defendida por Gilberto, que só podemos proclamar Jesus se nos alimentar da palavra e do pão. Somente mediante a busca por esse alimento, Cristo Jesus e o Espírito Santo, segundo a coordenadora, o cristão pode anunciar boas novas ao seu irmão.
As pastorais da igreja trabalham, cada um no seu âmbito, voltados para o evangelho, segundo Dávila de Deus, coordenadora do Grupo de Jovens Unidos na Santíssima Trindade (JUST), da Paróquia Cristo Salvador. Mas acredita que a celebração de Corpus Christi 2012 aumentará a conscientização a respeito do evangelho: “Esse tema vem a calhar, pois sem um direcionamento a celebração não tem sentido e já que o sentido é o próprio Jesus, ele que nos dá força para trabalharmos na missão”.
Estima-se que 15 mil pessoas participem da solenidade. Para a Diocese de Imperatriz, a expectativa é que o momento seja forte e significativo na vida de cada participante. “Vamos cultivar a cultura de Corpus Christi e celebrar a alegria de ser cristão”, disse dom Gilberto Pastana.
A coordenadora do JUST acredita que a expectativa é que um grande número de participantes compareça na celebração e que eles entendam, compreendam e repassem a temática da celebração. “Que não fique só nesse dia, mas que assumam o compromisso do sentido do evangelho”.
Dom Gilberto avalia as equipes de organização e opina sobre o andamento do programa. “Todas as equipes estão trabalhando dentro do que foi planejado. Percebe-se um grande interesse de todos nos ensaios do coral, no planejamento da Liturgia, Ministros, Coroinhas, Guardiões e Mídia”. Em nome da Diocese, o bispo defende que a solenidade ajudará e muito para o crescimento na fé e no compromisso com o Reino de Deus. (Assessoria de Imprensa)