Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, será realizado o I Colóquio Internacional Memórias, Diversidades e Identidades, no auditório da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), realizado pelo grupo Alma - projeto de pesquisa e extensão coordenado pela prof. Herli Carvalho, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Imperatriz. O grupo de pesquisa desenvolve o projeto Alcântara Maranhão (Alma), que tem como objetivo conhecer e entender como se processam as manifestações culturais e religiosas na cidade de Alcântara-MA.
Durante o Colóquio serão socializadas ações e experiências que o projeto Alma tem concretizado nas comunidades quilombolas em Alcântara. Segundo a coordenadora do evento, Herli Carvalho, um dos objetivos é levar falares e saberes, “é fazer com que se torne conhecido algo que não é conhecido”, afirma Herli.
Ministrarão palestras o escritor de Cabo Verde, Filinto Elisio Correia e Silva, e o professor da University of Balamand – Beirute/Líbano, Dr. Antoine Abi Aad. Participarão também o contra-mestre de capoeira Luiz Antonio Nascimento Cardoso (Pinguim), da Universidade de São Paulo (USP), e pesquisadores dos estados do Pará e Tocantins.
No período da manhã, serão realizados minicursos e oficinas, e na parte da tarde serão apresentadas as vivências dos estudos em Alcântara. Além da apresentação de trabalho, palestras e debates, haverá exposições de fotos, de desenhos afro, de pintura em grafite e de artes e desenhos libaneses.
As inscrições podem ser feitas com organizadores do evento na sala do projeto de pesquisa Conexões de Saberes (UFMA) no valor de R$ 30,00. (ASCOM/ UFMA – Núcleo Imperatriz)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14214
Comentários