Hemerson Pinto
Baldes, garrafas, bacias, transportadas nos braços, na cabeça ou em carro de mão. Cena comum que ontem era registrada pelo décimo primeiro dia consecutivo na Vila Vitória. Os moradores enfrentavam 11 dias sem ver uma gota de água caindo das torneiras do bairro. O jeito foi encarar a realidade e partir para mais uma rotina e garantir o líquido distribuído gratuitamente por um dos moradores que possui um poço em casa.
“Moro aqui há dez anos, infelizmente, porque ninguém gostaria de passar por isso. Estamos escapando porque o morador dessa casa deixa a bomba ligada o dia todo, basta a gente chegar e encher as vasilhas”, comentou dona Hélia.
Ela e outras pessoas que estavam na fila da água na entrada do bairro durante nossa visita afirmaram que na noite anterior um caminhão pipa do 50º Batalhão de Infantaria de Selva passou em algumas ruas distribuindo água. A presença dos militares do Exército Brasileiro levando água ao bairro deixou a população mais tranquila pelo menos por algumas horas.
“Eles pararam perto da minha casa. Quando vi que era o caminhão do Exército, já imaginei que era ajuda chegando. Foi só o soldado dizer que era água, apareceu gente de todo lado. Foi uma boa ajuda”, comentou dona Ana, que mora há 18 anos na Vila Vitória e afirmou que o problema é frequente, “sempre que a bomba da caixa de água do bairro queima”, explicou.
Venda – Enquanto os moradores que possuem poços abrem as torneiras sem cobrar um centavo e o Exército transporta água gratuita para amenizar a situação, caminhões pipas de empresas privadas surgiram na noite da última segunda-feira vendendo água. “Meu genro comprou. O homem cobrou R$ 120 para encher a caixa de 5 mil litros. Tinha esse e outro carro vendendo também”, disse dona Hélia.
Cidade – Nesta quarta-feira e amanhã, o abastecimento de água na cidade de Imperatriz será comprometido parcialmente. A informação é da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, Caema, que emitiu nota explicando que o transtorno será ocasionado pela execução de serviços de manutenção em equipamentos dos sistemas de captação e abastecimento.
Comentários