Agentes da Defesa Civil distribuem notificações na Avenida Ceará

Hemerson Pinto

Vistos como alternativa para empresas que procuram novidades na maneira de divulgar produtos ou serviços, os telões em LED (Diodo de Emissor de Luz, na sigla em inglês) surgiram em Imperatriz há pouco tempo e ganharam a confiança de quem busca bons resultados por meio da comunicação visual. Nos próximos dias, quem investiu neste tipo de propaganda deverá procurar outros meios para ser visto e lembrado, pois o superintende da Defesa Civil garante: “A retirada é inegociável, quem tem telão vai ter de sair”.
A determinação da Defesa Civil do Município de Imperatriz, de acordo com o secretário Francisco das Chagas, tem o objetivo de evitar a poluição visual. “A poluição visual ali é grave, tira a atenção do motorista”, defende, enquanto cita a quantidade de telões em LED instalados em Imperatriz: “São três dentro da zona urbana. Um está na Dorgival, outro na Ceará e um na Praça Brasil, temos dois na BR-010. Vamos notificar os responsáveis para que em 30 dias (após notificados) façam a retirada dos mesmos”, reforça. No caso dos telões instalados na BR-010, a Defesa Civil informa que serão notificados e posteriormente retirados, a partir do recebimento de um laudo da PRF e outro do DNIT.
Segundo Francisco das Chagas, as instalações dos telões em LED no centro de Imperatriz foram autorizadas na última gestão da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, SEPLUMA. “Eu fui contra, visando a segurança das pessoas no trânsito. O próprio secretário de Trânsito foi contra na época”, declara.
A retirada dos telões em LED está dentro do planejamento montado para retirar de calçadas e paredes de estabelecimentos comercias as placas que ficam próximas à rede de eletricidade. “A Cemar notificou a Prefeitura por uma infração cometida por proprietários de empresas que instalam placas nas calçadas ou paredes, a menos de 10cm da rede elétrica. Foram três documentos em seguida. Resolvemos tomar uma medida e aproveitar para ver sobre essa questão do paisagismo em Imperatriz”.
O objetivo, segundo Francisco, é fazer com que seja obedecido o Código de Postura de Imperatriz. “A lei é clara, fala sobre a regulamentação de publicidade nas vias públicas”, comenta. As notificações deste modelo de anúncio começaram no último dia 03 e se estende até que a meta seja cumprida. “Conseguimos limpar a Avenida Getúlio Vargas, Dorgival, agora estamos na Ceará, e em seguida Bernardo Sayão. Um processo longo, mas que não é impossível”.
Para o empresário do ramo de farmácia Geraldo Pereira, a medida é válida, “desde que deem realmente um prazo para a pessoa retirar a placa”. Ele aproveitou para cobrar atitudes do município no sentido de fiscalizar a exposição de mercadorias em calçadas de ruas e avenidas movimentadas.