José Fernandes (SEAAP) e José Araújo (AGERP) dão as boas vindas...
... ao consultor do MDA, José Rui...
... e aos técnicos de vários municípios da região

Com o objetivo de adquirir conhecimentos a respeito de créditos da área rural, a exemplo do Pronaf, destinados aos produtores da agricultura familiar, estiveram reunidos no auditório do Shopping Imperatriz, com o consultor da área rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), José Rui Ferreira, secretários de Agricultura, de Meio Ambiente e técnicos agrícolas de vários municípios da região tocantina.
O encontro foi aberto pelo secretário de Agricultura, Abastecimento e Produção do município de Imperatriz, José Fernandes Dantas, e pelo coordenador regional da AGERP, José de Ribamar Araújo, os quais, em nome dos chefes do executivo municipal e estadual e na qualidade de anfitriões, deram as boas vindas ao consultor do MDA, José Rui, e aos demais representantes dos municípios da região.
Participaram técnicos das Prefeituras e servidores da AGERP dos municípios de Imperatriz, Açailândia, Buriticupu, Cidelândia, São Pedro D’Água Branca, Amarante do Maranhão, Buritirana, João Lisboa, Montes Altos, Lajeado Novo, Ribamar Fiquene e Estreito, além de técnicos dos municípios de Viana, na Baixada Maranhense, e São Luís. Presentes, ainda, representantes do Sebrae/MA, do Banco da Amazônia (BASA) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Em sua objetiva palestra, José Rui afirmou que tem visitado agricultores das regiões Centro Oeste e Nordeste do Brasil, agora chegando ao Maranhão, na região tocantina aonde, segundo dados do último Censo Agropecuário, existem quase 10 mil unidades de produção (produtores) ocupando uma área estimada em 386.536 hectares. Os cerca de 10 mil produtores estão cadastrados aos programas do MDA.
José Rui Ferreira afirmou que seu encontro com os técnicos e agricultores visa, basicamente, compreender o que está facilitando ou dificultando o acesso aos créditos pelos produtores da agricultura familiar, representados por seus sindicatos e federações. “Vamos levantar esses problemas e dúvidas para que possamos encaminhá-los para São Luís e Brasília”, afirma o consultor.

Prefeitura

José Fernandes Dantas afirmou que a Secretaria Municipal de Agricultura, por determinação do prefeito Sebastião Madeira, vem acompanhando esse processo em parceria com a AGERP e prestando toda a logística necessária ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “Nossa agricultura é formada, em sua maioria, pela denominada agricultura familiar, razão porque apoiamos esses agricultores em tudo que seja necessário”, garante Dantas.
O secretário informa ainda que o encontro com o consultor José Rui é considerado preparatório para uma grande reunião de capacitação técnica que acontecerá no período de 23 a 26 de abril, em Brasília, com representantes da agricultura familiar de todas as regiões do Brasil. José Fernandes revelou que o município de Imperatriz será representado pelos técnicos Hélio Fraga e Juan Afonso Athaide. (Domingos Cezar – Comunicação)