Entre os dias 21 e 24 de maio, no campus da UFMA, foram discutidos e apresentados vários temas relacionados às práticas da comunicação na atualidade, na XIII Semana de Comunicação da UFMA, evento anual da Academia. Com o tema central “Do Analógico ao Digital”, a CEMAR foi uma das empresas convidadas a ministrar uma das oficinas disponíveis para alunos e profissionais.
Na oportunidade, as jornalistas Aline Monteiro e Luana Furtado, da equipe da Assessoria de Imprensa da CEMAR, ministraram a oficina “Media Training: A capacitação de porta-vozes como diferencial no relacionamento com os veículos de imprensa, com destaque para o rádio”. O tema foi muito bem aceito pelos participantes que interagiram durante dois dias com discussões teóricas e práticas sobre a importância do investimento em porta-vozes capacitados para levar informações claras e objetivas para cada público, principalmente por meio do rádio, veículo bastante utilizado no Maranhão e um dos diferenciais da Assessoria de Imprensa da CEMAR.
O monitoramento online dos principais programas jornalísticos, eventos aproximativos e a manutenção de um testemunhal em emissoras com programas de grande participação da comunidade, são indispensáveis para um bom relacionamento com esse segmento da imprensa. Com um testemunhal semanal, a Companhia leva aos ouvintes, por meio de uma locução direta dos apresentadores, informações de relevante utilidade pública, como prevenção de riscos elétricos, economia de energia, direitos e deveres dos consumidores, programas sociais, dentre outros.
Os principais comunicadores das emissoras de rádio, lideranças comunitárias e muitos ouvintes reconhecem por meio de seus depoimentos a importância das assessorias de imprensa, sobretudo quando o trabalho desenvolvido por elas contempla o respeito pelos profissionais e instituições, equilíbrio no posicionamento e compromisso com a informação correta. Para o executivo de imprensa Luiz Carlos Cardoso, “é importante destacar que o diferencial do posicionamento da CEMAR se deve ao fato do planejamento estratégico e o desenho organizacional colocarem o gestor da Assessoria de Imprensa ligado diretamente à alta direção e com autonomia para a tomada de decisão em favor da imagem e reputação da Companhia, declarou o executivo.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14718
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