Secretaria adjunta da Semed, Marinalva Silva, e a presidenta do COMMAM, Ivanice Almeida, informam...
... para as gestoras das escolas sobre o regulamento da gincana

Domingos Cezar

Sob a coordenação do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMAM), Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (SEDEL) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realiza-se, nos meses de junho e julho, a I Gincana Ecológica, que movimentará dezenas de escolas e alunos das 8ª e 9ª séries do ensino fundamental do município.
O lançamento do evento, entretanto, acontecerá no próximo dia 27 de abril, nas dependências da Câmara Municipal. Na solenidade de lançamento, as cinco equipes concorrentes (azul, preta, verde, laranja e branca) receberão dos coordenadores o regulamento da I Gincana Ecológica, que apresenta o tema “Preservação Ambiental, compromisso de todos”.
Os objetivos primordiais da gincana são: estimular a convivência social a partir do entendimento da pluralidade do ambiente social e da correspondente liberdade de expressão de cada um dos segmentos e desenvolver a imaginação criadora, vivenciando-se ao mesmo tempo o valor da liberdade exercida com responsabilidade.
As tarefas, de acordo com os coordenadores, estarão divididas em três: as tarefas normais (aquelas entregues às equipes no ato das inscrições), tarefas especiais (aquelas que deverão ser cumpridas antes do evento) e as tarefas surpresas ou relâmpagos (aquelas conhecidas no decorrer do certame, intercaladas nas tarefas normais). Cada uma delas valerá pontos estabelecidos pela coordenação e terá sua própria pontuação conforme regulamento.
No que diz respeito à pontuação geral, as cinco equipes concorrentes deverão estar atentas aos seguintes itens: criatividade da equipe na decoração das faixas e stands de conformidade com o tema (30 pontos); criatividade e beleza das camisetas (5º pontos), coreografias (30 pontos), animação da equipe (70 pontos), criatividade da música e grito de guerra (35 pontos), equipe mais unida (60 pontos) e na final da competição ocorrerá a escolhas da “Garota Ambiental”.
Premiação e proibição – De acordo com a comissão organizadora da I Gincana Ecológica, a equipe vencedora ganhará um dia de lazer, enquanto todos os componentes e suas respectivas equipes receberão medalhas de participação.
A coordenação da gincana, alerta, contudo, que não será permitido o uso de bebidas alcoólicas ou outros tipos de drogas, tanto pelos componentes quanto para os que acompanham as equipes, como também não será permitido o uso de veículos automotores na realização das tarefas.