A Suzano realizou na última semana, na sua fábrica em Imperatriz-MA, uma reunião da Rede de Percepção de Odor (RPO). Composta por aproximadamente 30 voluntários da zona rural e urbana de Imperatriz, a RPO foi criada em 2013 com o intuito de formar uma equipe que tenha a percepção do odor característico do processo de fabricação de celulose e desta forma identificar corretamente as ocorrências de cheiro da fábrica. A capacitação é feita por meio de amostras laboratoriais.
A RPO reforça a preocupação da empresa com o crescimento e com a sustentabilidade e também acredita que serve de exemplo para as demais empresas locais, visto que há atenção com a comunidade e com o meio-ambiente.
Esta ação traz a proposta de transparência e diálogo aberto com a comunidade local e é uma excelente ferramenta utilizada para a identificação de melhorias no processo produtivo, considerando que houve uma queda no número de queixas.
O gerente de Meio Ambiente da Suzano, Hamilton Zanola, comenta que a RPO – formada antes do início das operações da empresa em Imperatriz – tem cumprido um importante papel para a empresa. “A Rede tem nos ajudado a detectar e fiscalizar possíveis odores da fábrica e principalmente tem colaborado com a transparência em nossas operações, transformando estes voluntários da sociedade em monitores e multiplicadores das atividades e informações da empresa”.
Vale lembrar que a empresa dispõe do Suzano Responde, um canal estruturado para responder a dúvidas e receber sugestões e críticas, por meio de ligação gratuita. O telefone 0800 022 1727 ou e-mail suzanoresponde@suzano.com.br.
Comentários