Segundo gerador da nova fábrica da Suzano

O segundo gerador da nova fábrica da Suzano Papel e Celulose chegou a Imperatriz. O equipamento, que estava no Porto de Itaqui, em São Luís, levou cinco dias para ser transportado e aguarda a chegada da turbina (prevista para a segunda quinzena de junho) para ser montado. Fabricado na Alemanha, ele pesa cerca de 130 toneladas e tem aproximadamente 6 metros de comprimento. Entre os dias 24 de abril e 7 de maio, aconteceu o içamento do primeiro turbo gerador (conjunto formado pela turbina e gerador) da nova unidade.
Os turbo geradores são instalados próximos às caldeiras e sua função é gerar energia elétrica para abastecer o processo de fabricação e celulose e as áreas administrativas, além de transformar o vapor de alta pressão em vapor de baixa e média para uso no processo produtivo.
Sobre a unidade Imperatriz - A unidade Imperatriz terá capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose de eucalipto, volume que será direcionado, prioritariamente, para abastecer os mercados europeu e norte-americanos. O investimento industrial estimado é de US$ 2,3 bilhões e o início da operação está previsto para o quarto trimestre de 2013.