A Suzano Papel e Celulose recebeu cinco gruas que serão utilizadas no pátio de madeira da nova unidade Imperatriz. Três delas fixas, movidas a eletricidade, ficarão posicionadas próximas ao picador – os caminhões dirigem-se até elas para descarregar a madeira. As outras duas são móveis e transportarão a madeira já empilhada. Quando a fábrica estiver em operação, esses equipamentos devem movimentar cerca de 19 mil metros cúbicos de madeira por dia, o equivalente a aproximadamente 400 caminhões.
Fabricadas na França, as gruas chegaram ao Brasil pelo Porto do Itaqui. O transporte levou quase dois meses e a viagem de caminhão até Imperatriz demora cerca de 10 dias (incluindo carregamento e descarregamento). “Esse é um marco importante que nos permite iniciar o treinamento prático dos alunos do Curso de Formação de Operadores de Máquinas Florestais”, afirma Fábio Almeida, Diretor de Logística Integrada da Suzano Papel e Celulose.
A base florestal do projeto do Maranhão será composta por aproximadamente 68% de plantios próprios e de 32% de plantios de eucalipto do Programa Vale Florestar e de outros produtores locais na forma de parcerias florestais. Serão necessários 154 mil hectares plantados para atender à fábrica. Os investimentos florestais previstos são de cerca de US$ 575 milhões.
Com o início da operação previsto para o quarto trimestre deste ano, a fábrica terá capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose de eucalipto, volume que será direcionado, prioritariamente, para abastecer os mercados europeu e norte-americano. O investimento industrial estimado é de US$ 2,3 bilhões.
Treinamento - O Programa de Formação de Operadores de Máquinas Florestais no Maranhão está treinando 40 alunos na modalidade abastecimento (operação das máquinas do pátio de madeira) – outros 200 serão treinados na modalidade operação de máquinas de colheita, sendo que 68 já estão formados. Esses alunos de abastecimento começam agora a etapa de aulas práticas, que prevê 80 horas nas máquinas do pátio de madeira. Para a operação da unidade, serão contratados 26 operadores de gruas.
Sobre a Suzano Papel e Celulose - A Suzano Papel e Celulose (Bovespa: SUZB5, OTC: SUZBY e Latibex) é uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina. Controlada pela Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, investe no setor de papel e celulose há 89 anos, com operações globais em aproximadamente 60 países. Atualmente, possui cinco unidades industriais: Suzano, Rio Verde, Limeira e Embu, no interior do Estado de São Paulo, e Mucuri, no Estado da Bahia. Uma nova fábrica, com capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas/ano, começa a operar no quarto trimestre de 2013 na cidade de Imperatriz, no Maranhão.
Comentários