A Rede de Percepção de Odor traz a proposta de transparência e diálogo aberto com a comunidade

Nesse sábado (20), aconteceu, na Unidade Imperatriz da Suzano, a quinta reunião da Rede de Percepção de Odor (RPO). A Rede traz a proposta de transparência e diálogo aberto com a comunidade local, onde os moradores auxiliam a empresa na identificação, em suas comunidades, de possíveis ocorrências de odor que possam surgir com o funcionamento da fábrica.
   O gerente de Meio Ambiente da Suzano Papel e Celulose, Hamilton Zanola, explica que a RPO – formada em dezembro do ano passado – tem cumprido um importante papel para a empresa. “A Rede tem nos ajudado a fiscalizar possíveis odores e ainda como agentes multiplicadores das informações da empresa para a sociedade em geral”.
   O destaque da visita foi a Estação Móvel de Monitoramento de Qualidade do Ar, que está instalada em uma van e conta com sensores que medem partículas em suspensão no ar, além de outros gases presentes na atmosfera. A Estação já está em funcionamento e deve ficar aproximadamente 01 ano nas dependências da fábrica, partindo depois para as comunidades próximas à Suzano. Além desta estação, foi apresentada a Estação de Monitoramento Meteorológico, que monitora a velocidade e direção do vento, temperatura, pluviometria etc.
   Jorge Diniz, professor da UEMA e participante da Rede de Percepção de Odor, comentou sobre a importância destas iniciativas por parte da empresa. “Com a Estação, a Suzano consegue monitorar o ar não só em suas dependências como também nas comunidades vizinhas garantindo maior credibilidade no seu trabalho em relação ao meio ambiente”.
   A Rede é composta por 30 voluntários da sociedade, seja da zona rural ou urbana. Atualmente, os participantes são comunidades de Imbiral, São José da Matança, Bacaba, Açaizal, Olho D’Água dos Martírios e Esperantina; além dos bairros de Imperatriz que ficam mais próximos da fábrica como Ouro Verde, Sumaré e Santo Amaro. A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Imperatriz, Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), a Fundação Rio Tocantins e Associações Comunitárias também serão parceiras na RPO.
   Vale a pena reforçar que, além do RPO, a Suzano tem um canal com a comunidade: o SUZANO RESPONDE. Pelo e-mail suzanoresponde@suzano.com.br ou ainda pelo telefone 0800-771 1418 qualquer pessoa pode entrar em contato com a empresa para sugestões, reclamações e elogios.