Neste sábado (17/05), aconteceu, na Unidade Imperatriz da Suzano a 4ª reunião da Rede de Percepção de Odor (RPO). A Rede traz a proposta de transparência e diálogo aberto com a comunidade local, onde os moradores auxiliam a empresa na identificação, em suas comunidades, de possíveis ocorrências de odor que possam surgir com o funcionamento da fábrica.
Durante a 4ª reunião, além de alinhamento de informações sobre a empresa e indicadores ambientais, o grupo conheceu os laboratórios de monitoramento de qualidade e ambiental da fábrica e passou por treinamento para identificar possíveis odores oriundos da produção de celulose.
O gerente de Meio Ambiente da Suzano Papel e Celulose, Hamilton Zanola, explica que a POR – formada há seis meses – tem cumprido um importante papel para a empresa. “A Rede tem nos ajudado a fiscalizar possíveis odores oriundos da fábrica e ainda tem servido de agente multiplicador das informações da empresa para a sociedade em geral”.
A Rede é composta por 30 voluntários da sociedade, seja da zona rural ou urbana. Atualmente, os participantes são comunidades de Imbiral, São José da Matança, Bacaba, Açaizal, Olho D’Água dos Martírios e Esperantina; além dos bairros de Imperatriz que ficam mais próximos da fábrica como Ouro Verde, Sumaré e Santo Amaro. A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Imperatriz, Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), a Fundação Rio Tocantins e Associações Comunitárias também serão parceiras na RPO.
O voluntário Raimundo Barbosa de Sousa, morador do povoado Imbiral, disse que apesar de morar muito próximo à fábrica da Suzano nunca foi incomodado com qualquer tipo de odor. “As reuniões da Rede são fundamentais para esclarecer nossas dúvidas e nos auxiliam a também orientar nossos vizinhos a identificar quando cheiro realmente vier da fábrica”.
Vale a pena reforçar, que além do RPO, a Suzano tem um canal com a comunidade: o SUZANO RESPONDE. Pelo e-mail suzanoresponde@suzano.com.br ou ainda pelo telefone 0800-095-9093 qualquer pessoa pode entrar em contato com a empresa para sugestões, reclamações e elogios. (Assessoria)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15006
Comentários