A Suzano Papel e Celulose e o Senai realizaram a formatura da primeira turma de produção de tissue, em Imperatriz. O curso teve início em abril deste ano, com duração de 320 horas, e formou 45 profissionais na produção de tissue, que é utilizado na confecção de papel higiênico, lenços de papel, guardanapos, entre outros itens.
A iniciativa do curso foi da Suzano Papel e Celulose que inaugura, no 4º trimestre deste ano, a primeira fábrica de tissue no Maranhão. “Este é um negócio novo para nós e para a região, por isto vimos a oportunidade de formar profissionais regionais. Já temos 90% desta turma selecionada para atuar nesta fábrica e nossa meta é 100%”, comentou Simone Caixeta, gerente de Recursos Humanos da Suzano no Maranhão.
De acordo com Scheherazade Bastos, coordenadora de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do SENAI, a conclusão de uma turma sempre é gratificante para o SENAI. “Pra nós, é muito gratificante a finalização de turmas dos cursos ofertados pelo SENAI, pois a educação é o nosso principal pilar. Por isso, temos investido em todo Estado na renovação da base tecnológica e na reforma de todas as nossas unidades. Essa parceria com a Suzano muito nos engradece por possibilitar que junto com essa grande empresa, possamos qualificar profissionais para o mercado de trabalho”.
Para Franklin Lima, formando em produção de tissue, esta foi mais uma ótima oportunidade. “Esta é mais uma oportunidade da minha vida, aprendi muito. Atualmente trabalho numa empresa terceirizada e quero muito ter o crachá da Suzano e dizer que tenho orgulho em ser Suzano.”
Para Denise Cardoso, também formanda, é muito gratificante participar de ações como esta que transformam a vida das pessoas. “Eu já participei do Formare – um projeto da Suzano que capacita jovens para o mercado de trabalho – que abriu meus olhos para este mundo corporativo. Eu quero poder trabalhar novamente na empresa, na fábrica de tissue que será inovadora não só para a cidade, como também para nosso Estado.”
Sobre a Suzano
Papel e Celulose
A Suzano Papel e Celulose é uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras verticalmente integradas da América Latina. Subsidiária da Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, a empresa investe há 93 anos na indústria de papel e celulose e possui operações globais em aproximadamente 60 países. Atualmente, são cinco unidades industriais: Suzano, Rio Verde e Limeira, no estado de São Paulo, Mucuri, na Bahia, e Imperatriz. Sua capacidade anual de produção é de 4,7 milhões de toneladas de papel e celulose. A empresa opera ainda na área de biotecnologia, por meio da FuturaGene, primeira empresa do mundo a obter aprovação para o uso comercial de eucalipto geneticamente modificado; celulose fluff, usada na produção de fraldas e absorventes higiênicos; lignina, um subproduto do processo de fabricação da celulose, e potencial substituto de derivados de petróleo em aplicações de alto valor; e tissue, como um parceiro industrial para a indústria de papel higiênico.
Comentários