Para garantir o suprimento de madeira para a nova Unidade Industrial da Suzano Papel e Celulose no município de Imperatriz (MA), com previsão de início de operação já no final de 2013, a empresa tem trabalhado na intensificação de sua base florestal por meio do plantio do eucalipto e também do Programa de Parceria Florestal.
Desta forma, a empresa, juntamente com o Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz, realizou nesta segunda-feira, 15/04, o segundo Evento de Divulgação do Programa de Parceria Florestal na região. O encontro aconteceu no Auditório Juca Machado, localizado no Parque de Exposições de Imperatriz, e contou com a presença de 110 produtores rurais. O primeiro evento desse tipo ocorreu em Açailândia, no início de março, também em parceria com o Sindicato Rural local, e contou com a presença de aproximadamente 60 produtores rurais.
O Programa de Parceria Florestal tem como objetivo o desenvolvimento da atividade florestal por meio de incentivos e estímulos ao cultivo do eucalipto em terras de produtores locais independentes, sendo estes pequenos, médios, grandes e institucionais, tornando-os responsáveis por parte do abastecimento das unidades industriais da Suzano, contribuindo assim com a geração de renda e de empregos diretos e indiretos. Além disso, a Parceria Florestal promove a preservação das áreas de reserva legal e de preservação permanente, produzindo madeira de forma sustentável, respeitando as questões sociais, econômicas e ambientais da região.
Para Sabino Costa, presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), o evento é fundamental para que todos possam entender como funciona a parceria. “A chegada de uma fábrica de celulose aqui na nossa região representa para os produtores rurais a possibilidade de inserção nesse negócio, na medida em que a Suzano propõe uma parceria. Ou seja, oferece a possibilidade dos produtores rurais participarem dessa atividade, que é uma nova e importante possibilidade para o desenvolvimento da região”.
Orlando Jung é produtor rural na cidade de Estreito (MA) e já aderiu ao Programa de Parceria Florestal da Suzano. “Para mim, essa parceria é vantajosa. Com ela, garantimos o emprego dos nossos funcionários, contamos com uma assistência técnica que nos orienta em todas as etapas do plantio do eucalipto e temos ainda a garantia do retorno do que estamos plantando”, explica. “Tem ainda o lado social de integração das pessoas por meio do compartilhamento da terra que, sem a parceria com a Suzano, talvez não acontecesse”.
O intuito da iniciativa é também estimular a manutenção das demais alternativas agrícolas e agropecuárias, garantindo assim a viabilidade dos demais sistemas de produção da propriedade rural, estimulando mais ainda as diversidades econômicas locais e regionais dos Estados onde a Suzano possui unidade de negócio.
Há duas modalidades para adesão ao Programa de Parceria Florestal:
1. RENDA VERDE
Para pequenos e médios produtores rurais. Principais benefícios / Garantia contratual na compra de, no mínimo, 95% da madeira produzida /Convênios com Banco do Brasil e Banco do Nordeste para financiamento / Doação de mudas, planta topográfica, assistência técnica para o plantio de eucalipto e financiamento da Suzano (compra antecipada de madeira) no fornecimento de insumos e manutenções florestais / Fornecimento de pacote de incentivos.
1. INVEST VERDE
Para grandes produtores rurais. Principais benefícios /Garantia contratual na compra de, no mínimo, 50% da madeira produzida /Assistência técnica, com fornecimento de mudas para plantio e replantio /Fornecimento de planta topográfica da área plantada para produtores com imóveis que vão de 4 a 15 módulos fiscais.
Comentários