A Suzano Papel e Celulose realizou na última quarta-feira (05/06) a formatura da segunda turma de Operadores de Máquinas Florestais. O evento aconteceu no Centro Educacional Rui Barbosa, em Açailândia. Nesta etapa, 40 alunos concluíram o curso. Ao todo, já são 68 profissionais aptos a manipularem os equipamentos de colheita.
A solenidade contou com a presença do diretor da Unidade de Negócio Florestal do Maranhão, Júlio Ohlson, e do gerente de Desenvolvimento Operacional, João Fernando. Cerca de 80 pessoas, entre familiares e amigos dos formandos, prestigiaram o evento, que marcou a entrega dos certificados aos profissionais dos municípios de Vila Nova dos Martírios e Açailândia.
Além desses 68 já formados, outros profissionais estão sendo treinados. São sete turmas em sala de aula divididas em Imperatriz e Açailândia; três turmas em campo divididos na Fazenda Planalto e Primavera, sendo estas turmas originárias de Vila Nova dos Martírios, Açailândia e Imperatriz.
Todos os alunos contam com aulas com duração de quatro meses, sendo metade em sala de aula e os outros dois meses em atividade prática no campo. Cada participante recebe uma bolsa auxílio de R$ 600, além de alimentação e transporte para as aulas práticas. Ao todo, 240 pessoas serão qualificadas no Curso de Formação de Operadores de Máquinas Florestais no Maranhão, sendo 200 para trabalhar com equipamentos de colheita e 40 para trabalhar com as gruas do pátio de madeira da unidade industrial de Imperatriz.
O programa de formação já alcançou o número de 240. No último dia 16/5, foi realizada a primeira formatura de operadores de máquinas florestais da UNF/MA. Duas turmas se reuniram no Viveiro de Cidelândia, totalizando 28 pessoas para receber o certificado de operador de máquinas. O programa segue com a previsão de formatura para outras duas turmas no fim deste mês.(Assessoria SUZANO - Imperatriz)