A Suzano Papel e Celulose, em parceria com o IBAMA/Prevfogo, ICMBio, FUNAI, entre outros parceiros, desenvolveu o Floresta Viva - Programa de Prevenção de Incêndios Florestais, cujo objetivo é reforçar a importância da colaboração de todos no cuidado com o meio ambiente e do envolvimento da comunidade para evitar incêndios em áreas de reflorestamento.
Nos meses com menor índice de chuva e baixa umidade do ar, são mais propícios aos incêndios que se alastram pelas matas rapidamente. Por meio de materiais explicativos, o programa orienta as comunidades a adotar hábitos seguros como: não fazer caieiras, não jogar cigarros acesos no chão, não provocar queimadas e ainda exemplifica os danos que o fogo pode causar como a poluição do ar, degradação da floresta nativa e incêndios em comunidades vizinhas, atingindo casas e famílias.
Segundo Maria do Socorro Fonseca, gerente estadual do PrevFogo (órgão ligado ao IBAMA), em Imperatriz, a iniciativa tem sido bastante positiva. "Com a parceria, nós temos percebido que diminuiu o número de focos de incêndio na região, justamente por causa da informação que está chegando às comunidades vizinhas às áreas de plantação".
De acordo com especialistas ambientais, o estado do Maranhão é uma das regiões com maior predominância de focos de incêndio da região Nordeste. Por isso, a Suzano está promovendo ações de conscientização junto às comunidades rurais, colaboradores da Suzano, proprietários de terras, parceiras e sociedade em geral, envolvidas diretamente ou não com os trabalhos florestais. Desta forma, a empresa contribui para a preservação ambiental e a sustentabilidade do ecossistema da região nordestina. (Assessoria de Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14802
Comentários