Ambientalista Domingos Cezar recebe os técnicos da Suzano

O gerente da área de meio ambiente da Suzano Papel e Celulose, Hamilton Zanola, acompanhado de técnicos da empresa, esteve na manhã dessa segunda-feira (7) mantendo contato com ambientalistas convidando-os a compor a Rede de Percepção de Odor, grupo que vai acompanhar de perto o funcionamento da indústria de papel e celulose.
Inicialmente, Zanola visitou os povoados de Imbiral, nas margens do rio Tocantins, e Matança, situado na margem da Estrada do Arroz. Ele explicou aos comunitários sobre a ideia de formação da rede e convidou os representantes das duas comunidades mais próximas da fábrica a também compor a rede.
Também foram convidados a presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente - COMMAM, bióloga Ivanice Cândido, e o diretor de Relações Públicas do COMMAM, ambientalista Domingos Cezar, como representante da Fundação Rio Tocantins - Memorial do Pescador, por ser diretor conselheiro da Fundação.
O gerente Hamilton Zanola afirmou que a Suzano tem interesse de formar a Rede de Percepção de Odor com pelo menos trinta pessoas, as quais receberão treinamento para que possam discernir o cheiro produzido em um lixão, num matadouro de animais, enfim, nos mais diferentes locais que se produza um forte odor.
"Estas pessoas que compõem o grupo vão monitorar o cheiro que a fábrica produz quando entrar em funcionamento", explica Hamilton Zanola, acrescentando que, paralelamente, a empresa vai instalar um serviço de 0800 - ligação grátis - para que todas as pessoas das comunidades do entorno possam também fazer suas reclamações.
"As pessoas que moram no entorno da fábrica também podem fazer sua reclamação falando diretamente com o gerente de produção, para que este possa tomar as providências cabíveis", afirma o gerente de meio ambiente. Ele garante que a empresa não tem nenhum interesse de prejudicar a população em face ao odor produzido pela fábrica.
Ao receber a confirmação da participação dos conselheiros Domingos Cezar e Ivanice Cândido na Rede de Percepção de Odor, o gerente Hamilton Zanola disse que a empresa tem pressa em formar essa rede. "A empresa já tem 95% do seu empreendimento construído e a perspectiva de entrar em funcionamento é o mais breve possível", concluiu Zanola.