Equipe fiscaliza "latadas" que já estão sendo tragadas pelas águas

A falta de civilidade demonstrada por alguns barraqueiros das praias do Meio e do Cacau, principalmente desta última, bem como das pessoas que instalam "latadas" - cobertura para estacionamento - na margem do rio Tocantins, visando proteger os veículos da ação do sol, vem incomodando a equipe da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Conforme informou o superintendente Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, esses trabalhadores ganham dinheiro durante todo o veraneio, "porém, quando termina o período, quando as águas do rio começam a subir, eles não desmontam suas barracas e latadas, como deveriam fazer", observa Chico do Planalto.
De acordo com o coordenador geral do período do veraneio, todos, sem exceção, deveriam desmontá-las e guardar a madeira e palha até para que fossem utilizadas novamente no próximo ano. "Ao contrário, eles deixam para que as águas carreguem madeira e palha, num total desrespeito ao meio ambiente", lamenta o superintendente.
Chico do Planalto observa, ainda, que toda a estrutura das praias é bancada pela Prefeitura Municipal. "Eles exploram o tempo máximo de praias e agora fica a sujeira e a problemática para a Superintendência de Defesa Civil resolver", afirma. Para o superintendente, ficou uma lição: "No próximo ano, antes do período do veraneio, vamos cobrar deles responsabilidade".
Placas e outdoors - Outra preocupação do superintendente Chico do Planalto diz respeito à instalação de placas, outdoors e até mesmo telões LED em praças, ruas e avenidas da cidade. Uma equipe da Defesa Civil percorre as ruas fiscalizando e autuando todas as empresas que instalam irregularmente esses usuais instrumentos de propaganda.
O superintendente disse que às vezes é criticado porque algumas pessoas entendem que determinadas placas estão sendo retiradas e outras não. "Acontece que as placas, outdoors e telões LED que permanecem é porque estão instaladas em lugares regulares, porém todas que estão em áreas irregulares, tirando a visão de motoristas e pedestres, estas serão penalizadas", concluiu Chico do Planalto. (Domingos Cezar/ASCOM)