A Superintendência Municipal de Defesa Civil, por intermédio do superintendente Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, enviou ofício aos diretores do Consórcio Energia Estreito - CESTE, solicitando a não abertura das comportas da barragem, pelo menos em um prazo de 15 dias, para não prejudicar o período do veraneio.
De acordo com a Resolução Nº. 376/2011, da Agência Nacional das Águas - ANA, o período do veraneio no rio Tocantins começa em junho e se encerra dia 20 de agosto. A decisão da abertura das comportas da barragem da hidrelétrica de Estreito cabe, entretanto, ao Operador Nacional do Sistema (ONA).
Como não está chovendo na região, o que significa que o nível da barragem deveria estar normal, sem haver necessidade de abrir as comportas, o superintendente Chico do Planalto pede a compreensão dos diretores no sentido de permanecerem com as comportas fechadas pelo menos por uns 15 dias.
Chico do Planalto observou no documento enviado ao CESTE que a Prefeitura de Imperatriz só iniciou o período do veraneio no dia 4 de agosto passado, porque as praias ainda não haviam sido descobertas. De acordo com o superintendente, essa mudança verificada no nível do rio Tocantins se deu justamente em função da implantação da hidrelétrica.
Ele observou, ainda, que o encerramento brusco do período do veraneio traz enormes prejuízos para a população de Imperatriz, principalmente para os barraqueiros, que investiram em seus negócios; aos barqueiros, que têm seu ganha pão garantido durante o veraneio, bem como os vendedores ambulantes que se instalaram nas praias.
O superintendente informou ao CESTE toda a programação que foi montada e que estar sendo cumprida fielmente, fazendo com que milhares de pessoas procurem os balneários Praia do Cacau e Praia do Meio todo final de semana. Chico do Planalto destacou ainda os investimentos feito pela Prefeitura no sentido de instalar energia, palco, treinar guardas vidas, enfim, todo o aparato no sentido de prestar toda segurança aos banhistas.
A notícia dando conta do fechamento da barragem, através de nota emitida pela empresa à imprensa, desagradou a todas as pessoas que buscam diversão nas praias do rio Tocantins. "Estou adorando a programação da Prefeitura, com a realização de serestas, festival de pop rock, tudo isso me proporciona muito prazer", afirma a estudante Maria de Jesus Costa Cruz, frequentadora assídua das praias. (Domingos Cezar/ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14786
Superintendência de Defesa Civil pede ao CESTE a não abertura das comportas da barragem de Estreito
Com a abertura, a vazão das águas prejudicaria o período de veraneio em Imperatriz
Comentários