Ao longo de quatro dias, os corredores do Centro de Convenções estiveram lotados. É que, de 16 a 19 de setembro, aconteceu a 15ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp) e, mais uma vez, o evento se manteve ocupado por empresas de vários segmentos: cosméticos, educação, construção, imóveis e tantos outros mostraram a grandeza comercial e industrial de Imperatriz.
De acordo com o presidente da ACII, Jairo Almeida dos Santos, a Fecoimp cumpriu com os objetivos e superou as expectativas da diretoria. “Mesmo em função do momento econômico que o País vive, conseguimos colocar todos os estandes que estavam à disposição e o retorno que recebemos é muito positivo”, festeja. Nesta edição, a feira contou com 220 estandes, dos quais 40 foram novos expositores.
Um exemplo é a empresa Eko 7, que veio de Santa Catarina para a Fecoimp, em busca de conhecer o mercado regional, fechar negócios e apresentar os produtos da marca para os maranhenses. Com sede em 10 estados, a Eko 7 deseja ampliar a rede para todo o Brasil.
“Viemos por terem recomendado para nós como uma feira muito famosa em qualidade e quantidade de negócios fechados, então chegamos este ano um pouco tímidos porque ainda não conhecíamos a grandiosidade da feira! Estamos muito surpresos e felizes com os negócios fechados até agora. Aliás, percebemos, inclusive, a possibilidade de abrir uma fábrica aqui em Imperatriz”, conta o representante comercial da Eko 7, José Carlos Cordeiro.
Neste ano, além dos tradicionais setores, uma novidade na feira foi o “Espaço Turismo”, que destacou a importância e o potencial do turismo para a economia regional. No local, estandes apresentaram os principais destinos maranhenses de lazer num convite para os turistas conhecerem as belezas naturais do Estado.
Parceiros – Para tornar possível a realização de um grande evento como é a Fecoimp, a ACII contou, ainda, com 17 patrocinadores de diversos setores da economia. Apesar da crise declarada que o país atravessa este ano, quem investiu e auxiliou na realização da feira tem grandes expectativas para 2015.
O Banco da Amazônia, patrocinador do evento desde a primeira edição, teve movimento superior ao esperado. A gerente geral da unidade de Imperatriz, Auriléia Rosana, conta que sentiu uma melhora significativa nessa edição da Fecoimp. “Senti este ano bem melhor. Maior movimentação de pessoas interessadas em nossos negócios, maior na própria estrutura, na quantidade de empresários. Sinto uma melhora muito positiva”, conta. Ainda, para a gerente, patrocinar a Fecoimp é, também, uma questão de estratégia.
“Toda instituição que quer vencer, é estratégica. E a gente sabe que na Fecoimp estão reunidos os melhores profissionais e empresas do mercado. Então, o banco investe porque ele sabe que, através da feira, ele pode conseguir alcançar esses profissionais”, explica.
Em 2015, quatro instituições bancárias foram parceiras do evento: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste. Além dos bancos, a Prefeitura de Imperatriz, o Sebrae, Valor Logística Integrada, Fiema, Fecomércio, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Mateus Supermercados, Suzano Papel e Celulose, Porto do Itaqui, Secretaria de Indústria e Comércio, Secretaria de Turismo, Governo do Maranhão e Governo Federal foram indispensáveis para a realização da 15ª Fecoimp.
Comentários