A Subseção Judiciária de Imperatriz está com inscrições abertas, no período de 02/06 a 10/06, ao processo seletivo para capacitação e cadastro de 40 conciliadores voluntários. O processo seletivo será composto de três etapas: pré-inscrição, entrevista e participação com aproveitamento e frequência mínima de 100% no curso de capacitação.
Serão oferecidas 40 vagas, após classificação na entrevista. É exigida do candidato a graduação em curso superior em qualquer área. Ficam reservadas cinco vagas para portadores de deficiência desde que compatível com as atribuições de Conciliador da Justiça Federal.
A entrevista terá caráter eliminatório e classificatório e levará em conta as competências necessárias para a atividade de conciliador. O curso constará de 40 horas de aulas teóricas e 60 horas de estágio supervisionado.
A pré-inscrição deverá ser feita na página da Justiça Federal na internet, em www.jfma.jus.br, na aba concursos/conciliador, onde já está disponível o edital com todas as informações sobre o concurso.
Aos classificados serão ministradas aulas por instrutores certificados pelo CNJ e por juízes federais de Imperatriz e São Paulo. O objetivo é a capacitação de conciliadores que passarão a atuar pelo período de um ano, em audiências de conciliação na Justiça Federal e ainda cadastrados e certificados pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília.
Jorge Alberto A. de Araújo, que é juiz federal e coordenador do SECON/ITZ, afirmou que o curso é uma oportunidade ímpar não só para profissionais da área jurídica. Psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, administradores de empresas e outros, além de aprenderem técnicas modernas de solução de conflito pelo acordo, poderão contribuir para uma justiça mais humana. (Com informações da Justiça Federal)