Interrupções no fornecimento de energia são sempre incômodas, mesmo quando são justificadas pela manutenção. Para realizar estas intervenções nas subestações, a CEMAR passou a utilizar uma Subestação Móvel, instalada sobre uma carreta, adquirida em 2008, para onde a energia é transferida enquanto as equipes fazem os reparos necessários, passando a fazer estas manutenções sem interromper o fornecimento de energia elétrica.
Recentemente, a Subestação Móvel foi utilizada em duas ações de manutenção realizada na região. Em Açailândia, foi feita a correção de vazamentos de óleo em transformador. Também foi realizada a troca de um transformador da Subestação do Centro em Imperatriz para atender à crescente demanda por energia para os empreendimentos que se instalam na região Tocantina. Com isso, amplia-se a carga e se ganha qualidade no fornecimento de energia elétrica.
Segundo o Executivo de Manutenção da CEMAR, Alexandre Camilo, a utilização da subestação móvel evita muitos transtornos para a população. “O diferencial é que para substituir esse transformador na Subestação Centro, seria necessário desligar 60% da cidade de Imperatriz por aproximadamente 12 horas e com a utilização da subestação móvel todo o serviço foi executado sem interromper o fornecimento da energia aos nossos consumidores”.
Antes, serviços de manutenção em transformadores de força das subestações eram realizados com muita dificuldade, devido ao grande tempo que a população poderia ficar sem energia. Essa interrupção no fornecimento poderia chegar até uma semana em uma determinada região.
Hoje a CEMAR realiza estas manutenções para garantir a continuidade e qualidade do fornecimento de energia elétrica. A Companhia tem o compromisso de melhorar sempre seus equipamentos, investindo em tecnologia de ponta. Subestação Móvel é um exemplo disso, um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, com a potência de 25MVA e a capacidade para suprir uma cidade de 120 mil habitantes. Sendo utilizada para evitar interrupções de energia de forma programada ou em situações de emergência.
Para o Gerente de Manutenção da CEMAR, Daniel Negreiros, “a CEMAR é uma das poucas concessionárias do Brasil a possuir uma subestação móvel com capacidade tão grande. Esta inovação tecnológica reflete o compromisso da Companhia com o desenvolvimento do Estado e a qualidade de vida dos maranhenses, pois permite que trabalhos de manutenção preventiva no sistema elétrico possam ser feitos sem interrupção e a qualquer hora do dia ou da noite”, afirma.
Investimento – Alexandre Camilo chama atenção para o investimento da CEMAR este ano na região Sul em ações de manutenção preventiva e melhora na qualidade da energia. “Está sendo construída a nova Subestação em Imperatriz (bairro Ouro Verde), nova Subestação e Balsas (SE Renascer), Subestação em Baixo Penitente, Subestação em Ilha de Balsas. A construção da nova linha de transmissão de Porto Franco/Sitio Novo, Ampliações da Subestação de Curvelândia, Açailândia, Grajaú, Porto Franco Buriticupu. Manutenção preventiva em linha viva nos 16 alimentadores de Imperatriz, manutenção preventiva em 40 áreas por mês de baixa tensão substituído cabo de alumínio por multiplexado. E ainda o trabalho quatro equipes de poda de árvore”. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14423
Comentários