Vereador Chagão, ex-dirigente sindical do Stefem

Domingos Cezar

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (Stefem) recebeu, na sessão dessa terça-feira (11), Moção de Aplauso pela passagem dos 24 anos de luta em defesa da classe que representa. De autoria do vereador Francisco das Chagas Alves de Brito (PSD), o documento foi subscrito pelo vereador Luis Gonçalves da Costa (PDT).
Da tribuna, Chagão, como é mais conhecido, lembrou que, quando trabalhava na então Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), foi dirigente sindical do Stefem, representando a base sindical de São Pedro d’Água Branca. “Portanto, conheço a luta do sindicato praticamente desde sua fundação, conheço sua luta em defesa da classe ferroviária, bem como de seus familiares”, afirmou o vereador.
Ele lembrou ainda que nesta época, junto com outros dirigentes do sindicato, esteve no Rio de Janeiro, onde foi recebido pelo então presidente da CVRD, Eliezer Batista. Chagão observou que com Batista tratou de assuntos pertinentes a São Pedro d’Água Branca, tendo sido atendido em seu pleito. “Esse encontro com Eliezer Batista foi de fundamental importância e proporcionou meu primeiro mandato de vereador”, observou Chagão.
Em aparte, o vereador Luis Gonçalves da Costa lembrou que acompanha a luta do Stefem, por intermédio de seu órgão de comunicação, o Stefem Notícias. “Desta forma, podemos acompanhar o trabalho de sua diretoria, tendo à frente o presidente Eduardo Pinto, um sindicalista respeitado por suas posições em defesa da classe que representa”, observou Luis Gonçalves.
Por sua vez, o vereador Edmilson Sanches (PCdoB) também fez menção honrosa ao sindicato. Ele lembrou seu tempo de criança e adolescente na cidade de Caxias, cortada pela ferrovia da REFFSA. Sanches lembrou que “infelizmente nosso país não seja cortado de ferrovias, que proporcionaria um transporte mais seguro e mais barato”, disse Edmilson Sanches, antecipando seu voto a favor da Moção.