Domingos Cezar
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (Stefem), demonstrando preocupação com funcionários e ex-funcionários da Vale, associados ou não, promoveu nos dias 19 (Açailândia-Ma) e 20 (Marabá-PA), um seminário visando orientar aos interessados tudo que diz respeito à aposentadoria especial e suas implicações.
Na noite de terça-feira (19) as dependências do Sebrae/Açailândia receberam dezenas de trabalhadores no nível de 25 a 30 anos de trabalho na mineradora, para receber as devidas orientações sobre a aposentadoria que se aproxima, ou que pode, dependendo da insalubridade do trabalho, se aposentar antes de completar os 30 anos de serviços prestados.
O seminário teve como publicoalvo os ex-funcionários ou os que ainda trabalham com manutenção, ou em operação de equipamentos ferroviários. O evento, tanto em Açailândia, quanto em Marabá, teve como palestrantes o engenheiro de segurança no trabalho, Alberto Costa, e o advogado Gedecy Medeiros, os quais cruzaram as informações nos dois eixos, para melhor compreensão dos participantes.
Alberto Costa destacou em sua palestra os aspectos técnicos sobre aposentadoria especial, como ambientes, agentes, limites de exposição e documentos – LTCAT, PPRA, PCMSO e PPP. Por sua vez, o advogado Gedecy Medeiros explicou sobre os aspectos legais sobre aposentadoria especial, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria proporcional e documentos necessários para aposentadoria.
Em ambas as cidades, ao encerrar as palestras, os palestrantes deram a oportunidade para que todos se manifestassem com indagações, comentários, sugestões ou críticas. Do debate também participaram o presidente do Stefem, Eduardo Pinto, o vice-presidente José Luis Almeida e os diretores Lúcio Azevedo (Finanças) e Novarck Oliveira (Comunicação e Formação Sindical).
Ao abrir os eventos, o presidente Eduardo Pinto fez questão de observar que o Stefem faz questão de contratar profissionais da área para realizar essas palestras explicativas, numa forma clara de colaborar com seus associados. Ele lembrou, inclusive, que o mesmo seminário foi oferecido aos trabalhadores, em São Luís, quando o sindicato trouxe como palestrante em abril do ano passado, a química Cristiane Queiroz Barbeiro Lima, da Fundacentro, para repassar as mesmas informações aos trabalhadores.
Acordo Coletivo – Paralelamente ao seminário, a diretoria do Stefem, sob a liderança do presidente Eduardo Pinto, promoveu assembleias nas bases de Santa Inês e Açailândia, no Maranhão, Marabá e Parauapebas, no Pará, apresentando um esboço das reivindicações que serão inseridas no Acordo Coletivo, que deverá ser debatido com a Vale nos próximos meses. As assembleias com os trabalhadores se realizaram desde segunda-feira (18) no pátio da empresa, em todo o corredor de Carajás e se encerram nesta quinta-feira (21), em Parauapebas.
Comentários