Pollyana Galvão
Acontece nesta sexta-feira (30) o sorteio dos beneficiários do programa “Minha Casa, Minha Vida” em Imperatriz. Serão 1.920 pessoas sorteadas e mais 960 candidatos sorteados para compor o cadastro de reserva. O evento será realizado no estádio Frei Epifânio da Badia a partir das 8h, podendo ser estendido até o dia 1 de dezembro, até que o sorteio seja concluído.
Somente participarão do sorteio as pessoas que foram previamente cadastradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes). O sorteio ocorre por meio do número de inscrição gerado no ato do cadastro do candidato. A formação de cadastro reserva (50% do número de casas ofertadas) tem por finalidade assegurar que todas as moradias do programa sejam entregues a seus destinatários legais, caso os primeiros sorteados não preencham todos os requisitos do edital.
A secretária da Sedes, Miriam Reis, destaca a importância do programa para a população de Imperatriz. “Esse processo será o mais transparente possível. Para isso, contratamos por meio de licitação, uma empresa de São Luís para realizar o sorteio. As pessoas serão sorteadas por critérios de preferência previstas em edital, com isso queremos beneficiar as pessoas que mais precisam de uma moradia”.
Após 48h do sorteio, as 1.920 pessoas sorteadas deverão comparecer na sede do Programa Bolsa Família para entrevista e montagem de dossiês até 31 de janeiro de 2013. O não comparecimento na data estipulada implicará na desistência do candidato, então será indicado outro candidato do cadastro de reserva, de acordo com a ordem de classificação.
Só serão convocados para efetivação do contrato com a Caixa Econômica Federal os candidatos que preencherem os seguintes requisitos: ser aprovado na pesquisa cadastral realizada pela Caixa; estar de acordo com os critérios exigidos; ser brasileiro nato ou naturalizado; ser detentor de visto permanente no país, no caso de estrangeiro; possuir renda familiar bruta inferior ou igual a R$ 1.600,00; não ser proprietário ou promitente comprador ou cessionário de imóvel ou arrendatário de imóvel dentro do Programa de Arrendamento (PAR); não ser detentor de financiamento no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação e ser maior de 18 anos ou emancipado.
Ordem do sorteio
O sorteio das unidades habitacionais seguirá a seguinte ordem: 96 unidades serão sorteadas para famílias que possuem idoso como componente do ambiente familiar; 288 para as famílias que contenham pessoa com deficiência; 384 para as famílias residentes em área de risco ou insalubres ou que estejam desabrigadas; 672 para famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; 288 para famílias que tenha(m) membro(s) assistido(s) de forma sistemática por programa (s) governamental nas áreas de saúde e assistência social e 192 unidades serão sorteadas para o grupo de duas ou mais famílias residentes no mesmo domicílio, sob regime de coabitação familiar.
Seguido os critérios do sorteio, o cadastro de reserva será composto por 48 unidades para famílias que possuem idoso como componente do ambiente familiar; 144 para as famílias que contém pessoa com deficiência; 192 para as famílias residentes em área de risco ou insalubres ou que estejam desabrigadas; 336 para famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; 144 para famílias que tenha(m) membro (s) assistido(s) de forma sistemática por programa(s) governamental nas áreas de saúde e assistência social e 96 unidades serão sorteadas para o grupo de duas ou mais famílias residentes no mesmo domicílio, sob regime de coabitação familiar.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14565
Comentários