A diretora geral da Faculdade de Imperatriz – FACIMP, professora Msc. Dorlice Souza Andrade, participou da solenidade de reinauguração das novas instalações da Casa de Passagem de Imperatriz, unidade de acolhimento de crianças retiradas do seu convívio familiar por determinação judicial, por terem seus direitos violados em função da violência praticada por seus familiares ou responsáveis.
Localizada na Rua XV de Novembro, a Casa de Passagem é resultado da parceria da Vara da Infância e Juventude com a Prefeitura, empresários e voluntários, que se sensibilizaram com a causa das crianças e mostraram-se dispostos a colaborar com o projeto.
A FACIMP foi uma das parceiras na realização das obras. Em 2011, durante as comemorações dos dez anos de existência da faculdade, foi organizada uma Calourada Solidária, que resultou na arrecadação de R$ 10 mil, renda esta disponibilizada integralmente para a compra de toda a parte hidráulica da construção.
Em seu pronunciamento, o juiz titular da Vara da Infância e da Juventude, Dr. Delvan Tavares Oliveira, ressaltou a importância da parceria e o empenho da professora que, segundo ele, não mediu esforços para ajudar. “Não temos palavras para agradecer este gesto. Muito obrigado, professora Dorlice”, agradeceu.
Além de toda a parte hidráulica, a FACIMP também tem prestado um serviço de assistência no local, trabalho este que também foi lembrado pelo juiz, tanto que a instituição ganhou uma sala somente para o atendimento às crianças. “É uma relação bem antiga e profícua com a FACIMP, porque ela sempre prestou assistência na área de enfermagem para as crianças e a sala que disponibilizamos para a faculdade é algo extraordinário”, afirmou.
A professora Dorlice comentou as palavras do juiz e se mostrou satisfeita com o resultado obtido. “Fiz questão de prestigiar esta solenidade e constatar que a nossa ajuda foi empregada em algo que realmente valeu a pena. Para nós, foi um prazer comemorar os dez anos da FACIMP com uma ação de responsabilidade social”, avaliou.
Atendimentos – De acordo com a professora Iraciane Rodrigues Oliveira, da disciplina de Saúde da Criança e da Família, os atendimentos que a FACIMP realizará na Casa de Passagem serão de acompanhamento do desenvolvimento das crianças, atualização do calendário vacinal, a aplicação da estratégia AIDPI (Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância), que classifica patologias, que dá ao enfermeiro o direito de prescrever com segurança alguns medicamentos da farmácia básica, evitando alguns tipos de internações. “Esse é um atendimento preventivo, que evita o adoecimento das acrianças”, explicou. (Assessoria)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14387
Comentários