Nesta sexta-feira (4) encerra-se o prazo para que os candidatos solicitem a devolução da taxa de inscrição do concurso público municipal de 2008. Os interessados devem imprimir o requerimento no site da Prefeitura (www.imperatriz.ma.gov.br) e entregá-lo, junto com cópias dos documentos de identidade e CPF, na sede da Prefeitura (Rua Rui Barbosa, 201, Centro), ou em seu anexo, localizado no Shopping Imperatriz (esquina da avenida Dorgival Pinheiro de Sousa com a rua Sergipe).
O prazo para a solicitação da devolução da taxa foi de 30 dias, iniciado no último dia 5. Nesta data, a Secretaria Municipal de Administração e Modernização (Seamo) publicou o documento de requerimento da taxa. Desde então, a procura foi pequena.
Segundo o secretário de Administração, Iramar Cândido, apenas cerca de 10% dos candidatos inscritos no concurso procuraram o município para receber o dinheiro gasto na inscrição. “Pouco mais de 10% dos candidatos se apresentaram para receber o seu recurso. Nós esperávamos um número maior. Estamos alertando os candidatos, pois temos um limite para receber essa solicitação. Passado esse período, o município fica impossibilitado de fazer este repasse”, explicou.
O secretário solicita, ainda, que a população colabore com a circulação da informação. “Se você conhece alguém que se inscreveu no concurso de 2008 e não está sabendo da devolução, avise. Diga que acesse o site do município, onde há todas as informações sobre a devolução”, finalizou.
Assim que o prazo de solicitação se encerrar, o município inicia a devolução do dinheiro. O valor será depositado em conta da Caixa Econômica, seja ela corrente ou poupança.

Entenda o caso
Em 2008, ainda na gestão anterior, o município divulgou dois editais de realização de concursos. O segundo deles, para os cargos de Auxiliar de Magistério, Guarda Municipal e Procurador do Município, foi cancelado pela Justiça. Sem a aplicação das provas, os candidatos receberam, do então candidato a prefeito Sebastião Madeira, o compromisso de que o valor seria devolvido, o que será feito a partir deste mês. (Denis Oliveira)