Deputado Marco Aurélio e Lucena Filho estiveram presentes na reunião da AIL

Domingos Cezar

O deputado estadual Marco Aurélio da Silva Azevedo (PCdoB) se fez presente à reunião da Academia Imperatrizense de Letras – AIL, na última quinta-feira (23), quando foi reafirmar sua emenda no valor de R$ 100 mil destinada ao 13º Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP, bem como discutiu com os acadêmicos a maneira de operacionalizá-la.
Marco Aurélio também garantiu aos acadêmicos o prêmio ao 1º colocado no Soletrando no valor de R$ 1.500,00, que reunirá alunos de várias escolas públicas. Coordenado pelo acadêmico Itaerço Bezerra, o Soletrando é um concurso cultural que vai estimular os alunos a estudares a pesquisarem e a multiplicarem seus conhecimentos.
O deputado visitou a Academia acompanhado do presidente da Fundação Cultural de Imperatriz – FCI, Antonio Mariano de Lucena Filho, uma vez que Marco Aurélio destinou uma de suas emendas parlamentares para a instalação de uma biblioteca pública para o município. Lucena Filho acompanha o projeto de instalação da biblioteca.
Na ocasião, o presidente da AIL, Luiz Carlos Porto informou aos confrades e confreiras que esteve em São Luís levando o projeto do 13º SALIMP, que sempre contou com a parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de Imperatriz. Ele disse que esteve com a secretária de Estado de Cultura, Ester Marques, ao lado do secretário Clayton Noleto, que fez questão de acompanhá-lo.
“Portanto, ao lado de Clayton Noleto, estive com a secretária Ester Marques, ela nos recebeu prontamente e prometeu apresentar o projeto ao governador Flávio Dino na primeira audiência com ele”, afirmou Luiz Carlos Porto, ressaltando que, se precisasse de alguns ajustes, estes seriam feitos pela coordenação do megaevento literário.
Neném Bragança – Os acadêmicos aprovaram sugestão do secretário Domingos Cezar Ribeiro, que propôs como patrono do 13º SALIMP o nome do cantor e compositor Neném Bragança, que faleceu em fevereiro passado. A sugestão foi aprovada e todos foram unânimes em afirmar que não tinha nome melhor para ser homenageado.
Em defesa do nome de Bragança, Domingos Cezar lembrou que o saudoso artista esteve ao lado de Zeca Tocantins, desde que este idealizou a Semana Imperatrizense do Livro, que se tornou SALIMP; ao lado de Zeca, na idealização do Festival de Música de Imperatriz – FMI, hoje em sua sétima edição, e também quando Zeca Tocantins criou o projeto Arte & Cidadanias nas Escolas, que hoje se encontra em sua quinta edição.