O presidente da FCI, Lucena Filho, entrega kit ao presidente da AIL e vice-prefeito Luiz Carlos Porto

Gestores das escolas envolvidas, professores, autoridades, acadêmicos e parceiros prestigiaram, na tarde da última sexta-feira (21), a solenidade de lançamento de mais uma edição do projeto Arte & Cidadania nas Escolas, que vai durar todo o segundo semestre letivo. O projeto foi suspenso temporariamente no primeiro período do ano, voltando agora com força total.
Ao abrir a solenidade, o poeta/cantador Zeca Tocantins, idealizador e coordenador do projeto, disse que este é o sexto ano de existência e que o projeto já visitou cerca de 80 escolas levando a arte e a cidadania. “Este ano temos 900 livros de autores locais, os quais serão distribuídos nas escolas visitadas”, disse Zeca, lembrando que o projeto semeia livros, literatura e planta cidadania.
Representando o Comissariado de Justiça e o juiz Delvan Tavares, Cleverson Lindoso justificou a ausência do magistrado, que é um dos coordenadores do projeto, e agradeceu a Promotoria de Defesa do Consumidor, que fez a doação de R$ 6 mil ao projeto, recurso que foi aplicado na reedição de livros de autores locais, os quais serão distribuídos nas dez escolas que serão visitadas este ano.
Ao se pronunciar, o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz – FCI, Antonio Mariano de Lucena Filho, agradeceu ao prefeito Sebastião Madeira pelo apoio ao projeto que, segundo ele, visitou até mesmo a zona rural. “São cerca de 23 mil crianças e adolescentes que já foram atingidos pelo projeto”, disse Lucena Filho, ressaltando a importância social, através das palestras de cidadania.
O prefeito Sebastião Madeira disse que sua administração tem procurado dar uma atenção especial à educação e cultura. “Estamos empenhados em reconstruir um ginásio esportivo no Parque Amazonas, que estava pronto, mas que infelizmente foi praticamente depredado por pessoas da comunidade e agora acionei quase todos os secretários para que possamos reconstruí-lo e entregar à comunidade”.
Sebastião Madeira disse ter recebido em audiência autoridades do município de Marabá que vieram conhecer o funcionamento de vários programas sociais aqui desenvolvidos. “E isso é uma prova que eles estão funcionando a contento”, disse Madeira, ressaltando o empenho da coordenação do projeto Arte & Cidadania nas Escolas, que segundo ele não é apenas um projeto cultural, mas de alcance social.
“Quero parabenizar o Zeca Tocantins, idealizador e coordenador desse projeto: o Neném Bragança, que esteve empenhado nele até quando foi vencido pela doença que o vitimou; a equipe da Fundação Cultural de Imperatriz, os parceiros do projeto como a Vara da Infância e Juventude e Academia de Letras”, afirmou Madeira, destacando que o projeto vem descobrindo talentos nas escolas, “e isso é de fundamental importância para a cultura de nossa cidade”, finalizou.
Na ocasião, o prefeito Sebastião Madeira, o vice-prefeito Luiz Carlos Porto, o presidente da FCI, Lucena Filho, os secretários Cabo Jota Ribamar (Trânsito), José Fernandes Dantas (Agricultura) e Richard Seba (Planejamento Urbano e Meio Ambiente), o assessor-chefe de Comunicação, Élson Araújo, a diretora regional de Educação, Rosyjane Farias Pinto, e o vice-presidente da AIL, Trajano Neto, entregaram os kits com livros para as gestoras das dez escolas que vão receber o projeto.
Escolas que receberão o projeto – Escola Domingos Moraes (tarde de 28/08), Raimundo Aguiar (tarde de 04/07), Tiradentes II (manhã de 11/07), CE Raimundo Soares Cunha (tarde de 18/07), Maria Evangelista de Sousa (manhã de 25/09), CE Mourão Rangel (manhã de 02/10), CE Conjunto Vitória (manhã de 23/10), Dom Pedro I (tarde de 30/10), Vital Brasil (06/11) e Escola Luís de França Moreira (13/11).