Domingos Cezar
Sob a coordenação do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMAM), Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (SEDEL) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realiza-se na manhã desta sexta-feira (27), no plenário da Câmara Municipal, a solenidade de lançamento da I Gincana Ecológica, que será promovida pelos citados órgãos, nos meses de junho e julho.
A I Gincana Ecológica, a partir de seu lançamento oficial, certamente movimentará dezenas de escolas e alunos das 8ª e 9ª séries do ensino fundamental do município. O certame esportivo, cultural e ambiental reunirá cerca de 500 estudantes da rede pública de ensino, os quais estão divididos em cinco equipes de cinco polos: Grande Santa Rita (Verde), Vila Lobão (Preta), Vila Nova (Branca), Bacuri (Azul) e Centro (Laranja).
Na solenidade de lançamento, as cinco equipes concorrentes receberão dos coordenadores o regulamento da I Gincana Ecológica, que apresenta o tema: “Preservação Ambiental, compromisso de todos”. A expectativa dos secretários Neto da Ampere (SEDEL) e Zesiel Ribeiro (SEMED) e da presidente do COMMAM, Ivanice Cândido Almeida é de uma programação sadia e bastante concorrida.
Os objetivos da gincana, de acordo com seus coordenadores, são: estimular a convivência social a partir do entendimento da pluralidade do ambiente social e da correspondente liberdade de expressão de cada um dos segmentos e desenvolver a imaginação criadora, vivenciando-se ao mesmo tempo o valor da liberdade exercida com responsabilidade.
As tarefas estarão divididas em três: as tarefas normais (aquelas entregues às equipes no ato das inscrições), tarefas especiais (aquelas que deverão ser cumpridas antes do evento) e as tarefas surpresas ou relâmpagos (aquelas conhecidas no decorrer do certame, intercaladas nas tarefas normais). Cada uma delas valerá pontos estabelecidos pela coordenação e terá sua própria pontuação conforme regulamento.
De acordo com a comissão organizadora da I Gincana Ecológica, a equipe vencedora ganhará um dia de lazer, enquanto todos os componentes e suas respectivas equipes receberão medalhas de participação. A coordenação alerta, contudo, que não será permitido o uso de bebidas alcoólicas ou outros tipos de drogas, como também não poderão ser utilizados veículos para realização das tarefas.
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