Domingos Cezar
Membros da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) estiveram n sede da Academia, no encontro semanal de todas as quintas-feiras, sob a coordenação do acadêmico Padre Francisco Lima, quando trataram da organização da solenidade que marcará a reinauguração do prédio que abriga o sodalício, situado na Rua Urbano Santos, Centro, Praça da Cultura.
Considerado o mais antigo prédio de Imperatriz, por orientação do acadêmico Agostinho Noleto, que acompanhou de perto as obras durante o período de seis meses, ele manteve a linha arquitetônica, com seus janelões e portas de madeira de lei, assim como o forro de todas as salas e biblioteca.
A inovação foi a implantação de 40 lâmpadas florescentes no auditório Vito Milesi, que representam as 40 cadeiras dos 40 membros daquela Casa de Letras. O assoalho também foi renovado com madeira de lei e o teto foi todo reformado, pois ameaçava desabar a qualquer instante. A pintura interna e externa também foi mudada, dando um tom mais claro e mais alegre.
Na reunião da última quinta-feira (31), Agostinho Noleto anunciou aos confrades e confreiras que, de comum acordo com o prefeito Sebastião Madeira, a reinauguração do suntuoso prédio acontece às 20h da próxima sexta-feira (8). Noleto agradeceu o empenho do prefeito Madeira e do secretário de Infraestrutura, Roberto Alencar, na recuperação do prédio.
O mais antigo prédio de Imperatriz é de propriedade da Prefeitura Municipal, que o ocupou por muitos anos, porém desde 1991, data de fundação da Academia de Letras, o prédio foi passado em regime de comodato para a entidade literária. De acordo com Agostinho Noleto, foram gastos certa de R$ 70 mil nas obras de recuperação.
A solenidade será coordenada pela presidente Edna Ventura, que se pronunciará em nome de todos os membros, assim como o prefeito Sebastião Madeira também se pronunciará. Em seguida, acontece um recital de poesia pelos poetas/acadêmicos Ariston de França e Itaerço Bezerra, encerrando com um coquetel.
SALIMP – Também na reunião de quinta-feira foi decidido que o XII Salão do Livro de Imperatriz se realizará no período de 3 a 12 de outubro no Centro de Convenções de Imperatriz. Na ocasião, foram definidas todas as comissões que trabalharão antes e durante a realização do evento, que reunirá dezenas de livreiros e milhares de títulos dos mais diversos gêneros literários.
Uma comissão de acadêmicos está visitando as empresas locais solicitando-lhes patrocínio, uma vez que as pessoas têm entrada franca ao mega evento literário. Outra razão foi a perda do recurso de um dos principais patrocinadores, a Eletrobras. Encontram-se mantidos os patrocínios da Prefeitura Municipal de Imperatriz e Governo do Estado do Maranhão.
Comentários