Fernando de Aquino

A Secretaria de Trânsito (Setran) realizou nessa terça-feira, 17 de setembro, a abertura da Semana Municipal de Trânsito. O evento contou com políticos, agentes de trânsito, professores, estudantes, representantes da iniciativa privada e sociedade civil.
A solenidade de abertura aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde, por volta das 9h, com o canto do hino nacional. Logo após, o prefeito Sebastião Madeira saudou a mesa e o auditório declarando oficialmente aberta a Semana Imperatrizense de Trânsito.
O tema deste ano é "Respeito no trânsito, papel de todos", o objetivo é conscientizar a população sobre a responsabilidade coletiva da segurança nas ruas. Como em anos anteriores, a Setran trabalha com escolas de ensino fundamental e médio.
Enelkson Rodrigues, 16 anos, é estudante do ensino médio na Vespasiano Ramos. Ele reforça a importância vertente educacional do projeto, participando das atividades, palestras, cursos oferecidos pela prefeitura e outros órgãos. "Aprendemos muito com esse projeto. Auxilia no desenvolvimento de um cidadão melhor e menos acidentes no trânsito".
A educação que Enelkson se refere é um importante instrumento para diminuir os números alarmantes divulgados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que relatou 1.375 acidentes no primeiro semestre de 2013, com 16 óbitos. Os veículos que tiveram maior participação foram motocicletas, 85% dos casos.
A cartilha "Dicas para serem seguidas no trânsito", entregue no hall de entrada do evento, lista algumas dicas para pedestres e motoristas, alertando sobre as principais causas de acidentes, como não conduzir o veículo embriagado, não falar ao celular dirigindo e respeitar a sinalização. O folheto será entregue nas escolas como material de suporte do projeto.
O secretário de Trânsito, Cabo J. Ribamar, diz que o planejamento das atividades e de outras que compõem o calendário da pasta foram planejadas minuciosamente. "A Semana de Trânsito acontece nacionalmente. Trabalhamos todos os dias". Sobre o trabalho com as escolas, o secretário frisou: "Nosso objetivo é ampliar esse projeto para todos os segmentos educacionais, porque lá é a base onde se formam cidadãos".
A novidade este ano é a expansão do projeto para a zona rural. Serão contemplados, por exemplo, povoados às margens da Estrada do Arroz. O planejamento e apoio das atividades contam com a iniciativa privada. A empresa Suzano Papel e Celulose é a parceira do evento e compôs a mesa junto a outras autoridades.
O vice-prefeito, Luiz Carlos Porto, lembrou dos tempos que jogava bola onde é o camelódromo. Ressaltou também que educação é uma das bases para um trânsito organizado. "A educação ajuda na boa convivência em sociedade".
Até o final da semana serão desenvolvidas diversas ações. A secretaria estará em pontos estratégicos da cidade para ajudar na supracitada conscientização no trânsito.