Hemerson Pinto
A cerimônia de formatura de recepção da tropa de militares do 50º Batalhão de Infantaria de Selva, 50º BIS, de Imperatriz, que esteve na equipe brasileira que participou da missão de paz da ONU no Haiti, país caribenho, em 2014, aconteceu na manhã dessa sexta-feira. Foram 59 militares que retornaram à cidade no mês de dezembro.
A missão está no país desde 2004 com o objetivo de pacificar e desarmar grupos guerrilheiros e rebeldes, garantir e promover eleições livres e contribuir para o desenvolvimento institucional e econômico. A tropa imperatrizense embarcou no final do primeiro semestre de 2014. Antes, passou por avaliações médicas e psicológicas e por treinamento rigoroso por um período igual ao da permanência no Haiti.
Além do Brasil, efetivos de outros países da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Equador, Peru, Chile, Paraguai e Uruguai ocupam territórios no Haiti com a mesma missão. Outros continentes também são representados na missão da ONU, que ainda inclui forças policiais e civis.
A formatura aconteceu às 9h.
Comentários