Hemerson Pinto
A cena chamou atenção de quem passava pela BR-010, ao lado do muro do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS), nas proximidades da Avenida Bernardo Sayão. De longe a fumaça podia ser notada.
Não se sabe o que provocou o incêndio, que rapidamente se espalhou pela vegetação seca e não fosse a ação dos soldados do 50º BIS, poderia ter atingido um trecho maior da área de mato que cerca o Batalhão pelo lado da rodovia, entre o muro e o passeio ciclístico.
Os soldados usaram um caminhão tanque do batalhão e técnicas usadas pelo Exército no combate a incêndios em vegetação.
Na tarde da última segunda-feira, a delegacia da Polícia Rodoviária Federal, próximo ao povoado Lagoa Verde, por pouco não foi atingida por um incêndio que começou no mato ao redor do pátio e atingiu alguns veículos que estavam apreendidos. Os policias iniciaram o combate e acionaram o Corpo de Bombeiros.
Neste caso, os bombeiros acreditam que o fogo pode ter iniciado em alguma das fazendas próximas à PRF e rapidamente se espalhado pelo mato seco em direção ao pátio da PRF.
Nos últimos dois meses, os bombeiros recebem uma média de dez chamadas por dia para ocorrências do tipo. Resultado de queima de áreas para o plantio e até a queima de lixo jogado em terrenos baldios. Qualquer chama levada pelo vento pode provocar um novo caso no contato com a vegetação seca em decorrência das altas temperaturas deste período do ano.
Comentários