Debater a infraestrutura atual de Imperatriz e identificar os principais gargalos para o crescimento e desenvolvimento do município, que hoje recebe empreendimentos de impacto para a economia local, como a fábrica da Suzano e o Imperial Shopping Center. Esse foi o objetivo do I Fórum Socioeconômico de Imperatriz, encontro que reuniu empresários, entidades de classe, sociedade e poder público na última quarta-feira, 23, no Palácio do Comércio.
O evento apresentou uma série de palestras sobre a economia do município e discutiu ações nas áreas de infraestrutura, logística e qualificação profissional. Segundo o consultor do Sebrae, Josiano César, a construção da fábrica da Suzano em Imperatriz movimentará cerca de R$ 4 bilhões no município e gerará aproximadamente 8 mil empregos diretos e 15 mil indiretos na fase de implantação. “Apesar da enorme quantidade de empregos gerados pela fábrica da Suzano, boa parte dessas vagas serão aproveitadas por profissionais de fora, pois não temos mão de obra qualificada na nossa cidade, principalmente para cargos de média e longa gerência”, alerta.
Atualmente, Imperatriz possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão, com uma maior participação do segmento do comércio e serviço. “O setor do comércio e serviço é o maior componente do PIB de Imperatriz, seguido pela indústria e agricultura. Esperamos que com os novos empreendimentos instalados no município o percentual da indústria aumente”, comenta o professor da Faculdade Santa Terezinha, Fernando Babilônia.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Euclides Antonio Viêra, o Fórum Socioeconômico representou o início de discussões permanentes sobre os problemas enfrentados por Imperatriz diante de sua nova configuração econômica. “O evento foi muito positivo, pois obteve a participação das entidades presentes e da sociedade civil. Acredito que esse foi apenas o início de discussões frequentes sobre o desenvolvimento da cidade”, declara.
Durante o evento, foi anunciada a primeira reunião deliberativa do Comitê Socioeconômico de Imperatriz, na próxima sexta-feira, 01 de junho, às 19 horas, no Palácio do Comércio. Nesse dia, será homologada a formação do Comitê Gestor, constituído por um titular e suplente das mais diversas instituições de Imperatriz.
O I Fórum Socioeconômico de Imperatriz foi realizado pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), por meio do Conselho de Jovens Empresários (Conjove) da entidade e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). (Da Assessoria)