O sucesso de um empreendimento não é fácil, ou seja, requer o estabelecimento e, sobretudo, o cumprimento de uma série de ações, mas, principalmente, o impulso necessário em tal momento. 
O primeiro passo, entretanto, a ser dado em direção ao êxito no mundo dos negócios, é a compreensão do processo de mudança pelo qual é preciso passar.
É Charles Darwin quem afirma que “não são os mais fortes, nem os mais inteligentes que sobrevivem e, sim, os que se adaptam e respondem melhor às mudanças”.
O consultor Luciano Fregapani, em “Motivando para o Sucesso”, sentencia que, seja em momento de dificuldades ou de avanços, “olhe para frente”.
O que as pessoas deixam de realizar já não interessa – raciocina o especialista –, mas sim aquilo que elas estão dispostas a fazer, tendo em vista que o passado não se muda, mas o presente e o futuro dependem unicamente da atitude de todos nós.
“Uma mudança cultural sustentável nas organizações só ocorre quando os indivíduos... mudam-se de dentro para fora”, explica Stephen Covery, autor do livro “Liderança Baseada em Princípios”. Ou seja, a mudança só se efetivará se o indivíduo estiver propenso a se deparar com os desafios da transformação.
Recorrendo mais uma vez ao consultor Luciano Fregapani, deve-se ter em mente que “o sucesso profissional virá cada vez mais da visão de futuro do que das glórias do passado”.
Ele lamenta que muitas pessoas ainda vivam “da tradição e do que construíram no passado” e pondera que o passado tem sua importância, mas não assegura a sobrevivência nos tempos atuais e futuros, em que as mudanças ocorrerão cada vez mais rapidamente e a necessidade de adaptação será cada vez mais intensa.
Para atender aos requisitos desse desafio, muitas vezes teremos de nos desprender até mesmo de experiências vencedoras do passado.

(*)Raimundo Primeiro é jornalista e pesquisador da área empresarial